No próximo dia 17 de agosto, vamos realizar a atividade “Das Pedras aos Carvalhais” que permite uma viagem ao longo do tempo pelo Parque Natural Local Vouga-Caramulo, em Vouzela.
Nesta visita de dois temas vamos ouvir falar de achados arqueológicos e vidas de outros tempos e de como estamos a recuperar a biodiversidade em carvalhais que arderam em 2017.
A ação terá início na anta da Lapa de Meruge, local que foi um sepulcro, uma espécie de jazigo de famílias, mas que mais tarde terá sido abrigo de pastores ou de agricultores. De seguida faremos uma pequena caminhada até à escavação arqueológica do Tapado das Casas, local usado sazonalmente durante o verão quando os pastos em torno da aldeia escasseavam e os da montanha estavam frescos e acessíveis.
Na segunda parte da visita faremos uma breve subida por um caminho antigo até aos carvalhais que arderam no fogo de 2017 e onde a MONTIS está a recuperar a biodiversidade que outrora existia em abundância: na mancha de carvalhos que resistiu ao fogo abrimos uma clareira, colocámos um tabuleiro para gaios (aves que nos ajudam a semear bolotas) e caixas-ninho (para vermos se conseguimos captar mais espécies de aves); na restante área estamos a ajudar os carvalhos que arderam a recuperar. Poderemos ver indícios de várias espécies e, quem sabe, visualizar muitas das aves que nidificam nos nossos carvalhais. Se tivermos tempo poderemos também ir espreitar algumas das plantações de espécies nativas - teixos, loendros - que fizemos junto à ribeira de Meruge.
Se quiserem “pôr as mãos na terra”, podem ficar até domingo e participar no Noite e Dia no Carvalhal, em que podem ajudar na regeneração natural, através da condução dos carvalhos, mas também ver estrelas e ouvir os ruídos da noite no carvalhal, dormindo em tendas individuais que a MONTIS pode fornecer mediante pedido.
Esta ação decorre na área protegida Parque Natural Local Vouga-Caramulo.
A hora de encontro será às 10h, e a atividade decorrerá até por volta das 13h30.
Ponto de encontro: Lapa de Meruge (40.64125, -8.14031)
A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição e asseguramos acompanhamento técnico e seguro de acidentes pessoais. Para já as vagas estão esgotadas mas é provável que abram mais vagas por desistências na proximidade da data. Recomendamos que faça a inscrição aqui: https://www.cienciaviva.pt/verao/2024/index.php?accao=showactivities&id_proposingentity=411&id_activity=5883#detalhe ficando em lista de espera.
Contamos consigo, traga a família!
Recomendamos que tragam calçado e roupa adequada e confortável, chapéu, protetor solar e água (em garrafa reutilizável). Iremos fazer alguns registos fotográficos no decorrer da atividade, mas incentivamos quem tenha interesse a trazer a sua própria câmara.
Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura.
Comentários
Enviar um comentário