Um passeio com propósito na Quinta das Lamas

Na manhã deste sábado realizou-se mais uma ação de voluntariado e passeio mensal da MONTIS, desta vez na Quinta das Lamas, em Vouzela.

A atividade começou com uma caminhada ao longo da ecovia que liga Vouzela a São Pedro do Sul. Este momento serviu para dar a conhecer melhor a associação e para promover a partilha entre os participantes. Ficámos particularmente satisfeitos por perceber que alguns voluntários têm ligação a zonas próximas de Vouzela, sinal de que o trabalho da MONTIS está a chegar cada vez mais à comunidade local.

Já na área de carvalhal maduro, procedemos à recolha de bolotas, que serão semeadas na próxima semana noutra propriedade próxima, o Baldio de Carvalhais, em São Pedro do Sul.

De seguida, entrámos por um dos acessos à Quinta das Lamas e, à medida que subíamos a encosta, foi possível observar a transição do carvalhal para áreas dominadas (e invadidas) por acácias.

Este contexto permitiu iniciar uma conversa sobre a acácia-austrália (Acacia melanoxylon), uma espécie invasora que ocupa grande parte das parcelas sob gestão da MONTIS nesta propriedade.

Entre trocas de ideias sobre regeneração natural, tabuleiros para gaios, espécies exóticas ornamentais e caixas-ninho para aves, os voluntários tiveram ainda a oportunidade de experimentar, pela primeira vez, a técnica de descasque de acácias - um método de controlo que tem demonstrado resultados muito positivos nesta propriedade.

A todos os voluntários, o nosso sincero agradecimento pela participação e entusiasmo. Foi um prazer contar convosco e esperamos voltar a encontrar-vos em futuras atividades da MONTIS!

Comentários