"Pastoreio, Fogos, Gestão de Habitats" e Bom ano a todos

A participação da Montis no Seminário "Pastoreio, Fogos, Gestão de Habitats" organizado pela Cooperativa Terra Chã a 29 de Novembro foi ultrapassada pelas muitas actividades em que esteve envolvida no final do ano.

Mas merece registo, ainda que atrasado, a manhã passada a acompanhar o rebanho de cabras da Terra Chã pela serra dos Candeeiros a partir da aldeia de Chãos, e o almoço no restaurante (panorâmico!) da Cooperativa em que se comeram produtos locais, entre eles cabrito e chiba do rebanho, muito valorizados pela arte das cozinheiras de Chãos: uma forma muito agradável de apoiar o pastoreio como forma de gestão de habitats.



À tarde, depois de o Secretário de Estados das Florestas ter falado das medidas que o Governo estuda para dar resposta aos incêndios deste Verão, várias das organizações que se juntaram para fazer avançar o pastoreio como ferramenta de gestão do território apresentaram os seus resultados numa sala cheia. Por motivos de força maior, a intervenção da Montis, "Fogo e pastagens", que deveria ter sido feita por Henrique Pereira dos Santos, foi substituída por uma breve apresentação da associação por Isabel Pereira dos Santos, e dos seus trabalhos no terreno por Pedro Lérias, que contou o que fez e viu nos fins de semana voluntários em que participou: um no carvalhal de Vermilhas, já depois do fogo violento de Outubro, o outro no baldio de Carvalhais, depois do fogo controlado de Fevereiro. Eis o registo áudio da intervenção do Pedro Lérias, gentilmente cedido pela Rádio Benedita:



Esperamos que, das coisas boas que o ano de 2018 vos trará, faça parte a satisfação com que o Pedro fala dos dias em meteu a mão na massa da conservação da Natureza. Bom ano a todos!

Comentários