Um passeio mensal que acabou por ser um dia dedicado à ciência cidadã


Este sábado, no passeio mensal de Setembro, fomos visitar o Carvalhal de Vermilhas e avaliar a situação pós-fogo das propriedades.
Passou cerca de um ano desde o fogo e é notável a regeneração natural na propriedade. Apesar da elevada intensidade do fogo e existirem clareiras em que a cobertura de solo é bastante diminuta, grande maioria das árvores está a rebentar de toiça (ou de pé), tal como já tinha sido mencionado aqui no blog (no post "É tempo de descruzar os braços").
No próximo mês, iremos "por as mãos à obra" nesta propriedade e contribuir para a condução da regeneração natural através do favorecimento de guias condutoras.



Aproveitamos ainda para fazer ciência cidadã e tentamos identificar algumas espécies que nos foram surgindo. As observações que foram possíveis registar fotograficamente (ou seja, o que não era passeriformes), serão adicionadas à plataforma iNaturalist no projeto Montis de forma a termos uma base de dados de monitorização ambiental acessível a todos.


Aproveitamos ainda para nos "despedir" dos voluntários de longa duração (do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES - LIFE17 ESC/PT/003), o Thyago e a Margarida e agradecer por toda a dedicação e carinho com o qual trabalharam estes quase dois meses nas propriedades sob gestão da Montis. Coloco entre aspas porque sabemos que serão uma visita frequente e que continuarão como sócios a participar nas atividades. 


Comentários