Antes da Tempestade

Sábado, 13 de Outubro, em continuação do trabalho começado pelo grupo da DHL voltámos ao baldio de Carvalhais, desta vez com o voluntariado corporativo do grupo COPO (58 participantes) novamente em parceria com a Plantar uma árvore no âmbito do projecto LIFE ELCN (LIFE16 PRE/DE/000005).


Grupo COPO e voluntários do projecto LIFE Volunteer Escapes (LIFE17 ESC/PT/003) 
na subida para o baldio de Carvalhais

Tendo em vista reforçar as inúmeras linhas de escorrências de águas existentes junto à faixa de contenção entre as áreas do 2º fogo e 3º fogo controlado, dividimo-nos em estações para aplicar diferentes métodos de engenharia natural, atividades previstas para este voluntariado.


Participantes na explicação 
nas atividades de engenharia natural a realizar

Na continuação dos gabiões feitos pelo grupo DHL, fizemos outros 3 gabiões para retenção de sedimentos em sítios rochosos e paralelamente na maior linha de escorrência de água fizemos uma paliçada com cerca de 3 a 4 metros, com objectivo de criar uma retenção de nutrientes na área. Esta paliçada foi construída utilizando giestas queimadas durante o 2º fogo controlado. 


Participantes na construção de 
gabiões (acima), e paliçada (abaixo)

Enquanto alguns participantes aproveitaram ainda para reforçar algumas paliçadas feitas em Fevereiro, alguns outros continuaram com as plantações de carvalhos junto às linhas de água, com reduzido espaçamento entre estas plantações, para criação rápida de ensombramento. 


Plantação de carvalhos-alvarinho

Entre todos e antes da tempestade, conseguimos plantar um total de 57 carvalhos-alvarinho (Quercus robur), fizemos 3 gabiões e 1 paliçada. Esperamos que a chuva venha a ajudar estas novas plantações e que a engenharia natural comece a dar frutos na retenção de sedimentos.


O grupo COPO, à direita os voluntários do projeto Volunteer Escapes 
e parceiros Plantar uma Árvore

Agradecemos a participação e boa disposição do grupo COPO, aos nossos parceiros Plantar uma árvore, aos seus voluntários de longa duração do projecto Volunteer Escapes e ao nosso voluntário de longa duração Giovanni Macaluso e esperamos poder contar convosco para próximas atividades.


Margarida




Comentários