Plantações de árvores e alguns cogumelos

Novembro 2018


Créditos de fotografia: António Eloy

A Associação tem neste momento 421 sócios.

No dia 17 de Novembro realizou-se o colóquio “A Outra Gestão da Paisagem” no Tramagal. Visitámos a propriedade de Salvadorinho, da Altri, para a qual está a ser avaliada um acordo de gestão da propriedade pela Montis - Participaram 7 oradores e 26 inscritos dos quais 6 se tornaram sócios da Montis.


Durante este mês, houve plantações de árvores, especialmente no baldio de Carvalhais. Fez-se ainda uma análise preliminar da taxa de sobrevivência das plantações do ano passado (estimada em 50%), mas é ainda uma estimativa pouco rigorosa.

Diversos cogumelos foram encontrados e registados na plataforma do INaturalist, nas propriedades, onde a Montis tem vindo a concentrar os registos de biodiversidade das propriedades, esperando-se que, com o tempo, seja fácil a qualquer pessoa ter uma noção razoável da biodiversidade que pode encontrar e da sua evolução ao longo do tempo.

A manutenção dos tabuleiros para gaios tem sido feita com enchimentos periódicos com bolotas e ainda não houve registo nas câmaras de fotoarmadilhagem de gaios a utilizar os tabuleiros, mas foi fotografado um pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) e continuamos com registos de raposas e javalis.


Uma das visitas de campo da equipa técnica com os voluntários de longa duração foi a Costa Bacelo, onde se continuou com o descasque de ácacias verificando-se alguma dificuldade no mesmo pelo que os trabalhos no controlo de invasoras serão retomados aquando de condições mais propícias. Foi avistado um guarda-rios (Alcedo atthis) a sobrevoar o rio Paiva na propriedade.

Em Novembro chegaram Chloé Defoux, belga, e Lia Neves, portuguesa, no projecto LIFE VOLUNTER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT/003). Demonstrando um grande interesse pela Conservação da Natureza as voluntárias, junto com os restantes voluntários acolhidos em Outubro, estarão a realizar trabalhos (apoio à regeneração natural, controlo de invasoras, plantações, sementeiras, engenharia natural, entre outras) nas propriedades da Montis e sob sua gestão.

Próximas actividades


O que tem acontecido por cá

- Dia 3 e 4 de Novembro foi fim-de-semana de voluntariado académico no Carvalhal de Vermilhas, Vouzela com o Núcleo de estudantes de Biologia – Associação Académica de Coimbra (NEB/AAC), com trabalhos na condução da regeneração natural de carvalhos, e monitorização da biodiversidade da propriedade. Colocámos também um tabuleiro para gaios, substituindo o ardido no fogo de 2017.

- No dia 10 de Novembro, foi fim-de-semana de voluntariado, desta vez em parceria com a Sukyo Mahikari, com cerca de 40 voluntários que juntamente com os voluntários de longa duração apoiaram a gestão do baldio de Carvalhais com a plantação de 250 carvalhos e trabalhos de manutenção na faixa de contenção para o fogo controlado.

- No dia 25 de Novembro, fomos até Alcobertas para o passeio “As cabras na Serra dos Candeeiros”, com a parceira Cooperativa Terra Chã. Acompanhámos o rebanho de 200 cabras Serrana- EcoTipo Ribatejana até ao topo da Serra dos Candeeiros discutindo a influência do pastoreio na gestão da paisagem.


Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

Montis has 421 associates.

On November 17th there was the conference "A Outra Gestão da Paisagem" (The other landscape management) in Tramagal. We visited Salvadorinho, Altri's property, with whom is being discussed a property management agreement to be Montis. In the conference there was 7 speakers and 26 participants. 6 have become Montis associates.

During this month, there was tree plantations, especially in baldio de Carvalhais. A surviving rate of the plantations from last year was made (estimated on 50%), but is still a not very strict estimate.

The maintenance of the jay trays have been made, filling it with more acorns. There is still no register in the photocamera traps of jay birds, but a red chested robin (Erithacus rubecula) was photographed alongside foxes and wild boars.

In November we had the arrival of Chloé Defoux, belgium and Lia Neves, portuguese to the project LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT/003). They will be working with the rest of the volunteers on Montis properties and under Montis management.

Our next activities:
- 1st and 2nd November: Academic Volunteer in baldio de Carvalhais
- 8th November: Volunteer in Vieiro
- 15th November: Associations Fair "meet.Eco" Coimbra
- 16th November: Walk "Geology in baldio de Carvalhais"

For more information contact us via montiacn@gmail.com, +351 232 774 040, or check our blog (http://montisacn.blogspot.pt/) and Facebook page (https://www.facebook.com/montisacn/).

Comentários