Doações e agradecimentos

Desde o início deste ano de 2019 que a Montis tem vindo a fazer alguns comunicados aos sócios e interessados, sejam para ideias, sugestões e críticas de como lidar com situações imprevistas como as plantações atacadas pelos javalis no baldio de Carvalhais, em pagamentos de quotas e donativos ou na participação nos voluntariados, passeios, outras actividades e ‘crowdfundings’.
Estes instrumentos de envolvimento de pessoas comuns na gestão do património natural e da paisagem têm possibilitado uma continuidade de trabalho na gestão das propriedades da Montis e sob a sua gestão. Esta gestão adaptativa pela qual a Montis se rege, permite uma relação mais próxima com quem connosco quer colaborar.

Em um dos comunicados que fizemos há uns tempos, lançámos a ideia de uma espécie de crowdfunding de árvores. Apesar de as plantações não serem uma das actividades principais da Montis, são sempre bem-vindos os recursos para tal actividade. Gerir e aprender com as plantações que fazemos e como estas evoluem, certamente nos ajuda a melhorar o que podemos fazer quanto à gestão de território.

O interesse demonstrado por participantes/ sócios/ voluntários em doar árvores e participar nesta espécie de crowdfunding tem aumentado. Em diversas actividades que vão ocorrendo vamos tendo pessoas que nos perguntam se estamos interessados em receber árvores e se podem doar árvores à Associação, porque gostam do nosso trabalho e querem contribuir para tal. E manifestamos, da nossa parte, um sentido agradecimento que tem vindo a ser transmitido e continua a merecer sê-lo, não só aos que têm demonstrado interesse nestas doações de plantas, mas a quem já tem vindo a contribuir.

É assim que gostaríamos de agradecer ao sócio Tiago Luís do viveiro do Movimento Natureza Viva, que este fim-de-semana, dia 2 de Março 2019, doou à Montis cerca de 350 árvores, medronheiros, castanheiros, carvalhos-alvarinho, aveleiras, louros, lodões, pilriteiros e nogueiras, que serão distribuídas estrategicamente pelas propriedades da Montis.


Muito obrigada a todos por todos os contributos que diariamente nos dão.




Comentários