Académicos à beira rio

Este fim-de-semana foi com voluntários da VO.U pela natureza e com o Pedro que está ao abrigo do projeto LIFE Volunteer Escapes (LIFE 17 ESC/PT/003) que se fez a primeira atividade de fim-de-semana em Costa Bacelo.


Participantes no voluntariado académico de Julho no âmbito do projeto LIFE ELCN (LIFE 16 PRE/DE/005) 

A caminho da propriedade e apesar do nevoeiro, fomos observando a paisagem fazendo também uma pequena paragem no Portal do Inferno. Em Costa Bacelo, as tarefas foram focadas no controlo de invasoras e no registo de biodiversidade.


No sábado começámos com o arranque de haquea espinhosa (Hakea sericea) no topo da propriedade, recolhendo as sementes tal como tinha sido mencionado no post "As invasoras de Costa Bacelo".



Após um mergulho na confluência entre o rio Paiva e o Paivô e o merecido almoço, percorremos a galeria ripícola, dedicando-nos ao descasque das acácias (Acacia dealbata) em falta nos vários núcleos.



No domingo alternámos entre abertura de caminhos, registo de biodiversidade e a continuação dos descasques iniciados no dia anterior. As espécies observadas foram registadas no projeto Montis na plataforma iNaturalist sendo de destacar as libelinhas (possivelmente Platycnemis latipes) que nos acompanharam durante a atividade e a observação de uma cobra de escada (Rhinechis scalaris) perto da galeria ripícola.




Obrigado pela boa-disposição e dedicação. Espero que tenham gostado da atividade e das pausas à beira rio.
Durante o campo de trabalho internacional iremos acampar, uma noite, em Costa Bacelo e dar continuação ao trabalho feito durante este fim-de-semana contando com o apoio da Sílvia e do Jael, da equipa das Invasoras.pt, deixando-vos aqui a sugestão (ver aqui informação do campo de trabalho).


Rita

Comentários