Gestão com ajuda de todos (parte 2)

Já no dia 16 de Novembro, também no baldio de Carvalhais, recebemos uma das equipa da DHL. Num dia que a empresa dedicou à limpeza de Natureza, em que alguns grupos se dedicaram à limpeza de praia por exemplo e outros de florestas, escolhendo os terrenos sob gestão da Montis como destino para a acção.

Com vista a gerirmos os combustíveis finos (matos) das faixas de contenção dos fogos controlados que já fizemos na propriedade, subimos a Serra da Arada, até à zona do 1º fogo em 2017.


Antes de começarmos a "tarefa-objectivo" do dia, fomos até à zona de plantações daquela área para conduzirmos alguns dos carvalhos que já começam a ter mais do que uma guia. Esta condução da regeneração ou crescimento das árvores é feita através da escolha de uma ou duas varas em melhor estado e corte das restantes, concentrando a energia de crescimento apenas nas varas seleccionadas. 

 Nesta área os carvalhos plantados e em regeneração 
deste o fogo encontram-se bastante dispersos

Depois de uma pausa para o almoço, retomámos o trabalho, desta vez na faixa de contenção do 1º fogo controlado, fazendo manutenção da mesma que já se encontrava com bastante vegetação a bloquear a passagem. 




Com metade da faixa de contenção já rapada até ao solo mineral e mais aberta em largura para ser mais fácil caminhar, subimos até ao tabuleiro para gaios da área antes de finalizarmos a actividade. 
No tabuleiro, colocámos bolotas para que os gaios (os "jardineiros de florestas") as semeiem por nós durante este Inverno. 

Um obrigada à equipa da DHL que esteve connosco!







Comentários