Série Documental 1001 Margaraças


Pedro Lérias e Paulo Martinho, sócios da Montis, partilhando da mesma paixão pela natureza, desafiaram-se a fazer um registo cinematográfico de algumas coisas que se tem vindo a fazer em conservação e gestão da natureza no nosso País. Vouzela irá receber os dois primeiros episódios, no dia 14 de dezembro pelas 17h30 no auditório da Binaural/Nodar.

A série documental “1001 Margaraças”, tem como objetivo dar a conhecer, através de vários episódios (25 a 30 minutos cada), projetos que procuram dar resposta aos vários desafios que a nossa floresta autóctone enfrenta, desafios esses que se intensificaram após os incêndios florestais de Junho a Outubro de 2017.



O primeiro episódio «O caminho da Margaraça»,  foi realizado na Mata da Margaraça, na Serra do Açor,  um dos bosques mais antigos e bem conservados de Portugal, documentada desde o século XIII. Veja o trailer em baixo.


O segundo episódio, «Do Fogo Controlado aos Carvalhais», realizado em parceria com a Montis, tem como palco o Baldio de Carvalhais, onde as giestas insistem em “abafar” o bosque autóctone e servem de combustível aos incêndios de Verão. Neste episódio a Montis dá a conhecer uma técnica antiga de gestão de combustíveis – fogo controlado - cujo objetivo é diminuir a biomassa no terrenos e criar oportunidades de gestão sem danificar o solo e causar erosão, além de minimizar os efeitos dos incêndios de Verão.


Apareça, a entrada é gratuita.

Para mais informações contacte montisacn@gmail ou 232 774 040

Comentários