Novos desafios

Novembro 2019


A associação tem neste momento 468 sócios

No dia 14 de Dezembro teremos a próxima assembleia geral da Montis, onde serão eleitos os órgãos sociais da associação. A assembleia geral será precedida de um passeio às propriedades de Vermilhas, seguido de um almoço leve (ver programa completo AQUI)

Com as escrituras a 27 de novembro recebemos a primeira doação de terrenos à Montis. Maria dos Anjos e Henrique Pereira doaram à associação 10 parcelas, em Nelas, Oliveira do Hospital, Santa Comba Dão e Pampilhosa da Serra. Os terrenos serão mais um desafio para nós e agradecemos o voto de confiança para a gestão dos mesmos.

A 11 de Novembro fizemos o terceiro colóquio da Montis deste ano. Inserido no projecto “Era necessário trazer fogo e alimento” do Fundo Ambiental, este colóquio foi dedicado à apresentação de projectos que gerem paisagem a partir das escolhas alimentares que fazemos, como as carnes de pastorícia ou hortas urbanas. Em vez de termos um passeio às propriedades neste colóquio fizemos uma oficina de cozinha e paisagem (actividade também do mesmo projecto) com o Chef António Alexandre, com o tema “Animais do monte”, onde se aproveitaram 5kg de javali oferecidos pelo Clube de Caça e Pesca de Carvalhais. 


Com a nova época de plantações voltaram alguns dos problemas que tivemos no ano passado com os javalis. Continuam a arrancar as árvores plantadas, ainda que, aparentemente, em menor quantidade (para já) que na época passada. Já estamos a tomar medidas preventivas com a utilização de diferentes cheiros junto das plantas (cabelo humano, repelentes, etc.) mas agradecemos sempre novas ideias para os manter afastados das plantações.

A equipa técnica da Montis fez a sua primeira visita às novas propriedades de Levides, protocoladas em Setembro, para podermos discutir o melhor plano de gestão para esta área. A propriedade tem neste momento um giestal de 2 metros em instalação depois do fogo de 2017. Ao contrário do baldio de Carvalhais (também maioritariamente giestal) tem vários carvalhos a nascer na propriedade, sendo uma boa base para o seu restauro. A área possui ainda algumas linhas de água (temporárias e permanentes).



Recebemos no projecto do LIFE VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003), em Novembro, 4 novos voluntários, a Julia (francesa), o Kristof e a Laura (húngaros) e a Georgia (grega) que estarão connosco até 4 meses e ajudarão na gestão das propriedades.

Próximas actividades


Ver mais sobre o voluntariado no baldio de Carvalhais aqui.
Ver mais sobre a Assembleia Geral Ordinária aqui.
Relembramos ainda que no dia 14 de Dezembro, em Vouzela serão exibidos 2 episódios do documento "1001 Margaraças" dos sócios Pedro Lérias e Paulo Martinho sobre a gestão de território (mais informações AQUI).

O que tem acontecido por cá

- A 3 de Novembro fizemos uma oficina de cozinha e paisagem no Restaurante Claras em Lisboa sobre o montado e os seus produtos.

- Nos dias 4 e 5, recebemos Cristina Nobre Soares para uma formação de comunicação em ciência com o objectivo de nos ajudar a falar claro sobre assuntos complexos.

- Já no dia 6 de Novembro, fomos com a ASSOL para um dia de voluntariado na Cerdeirinha. Enquanto os de mobilidade mais reduzida iam recolhendo e semeando bolotas em cuvetes, os restantes iam mantendo e “desafogando” as árvores plantadas e semeadas na ação de 2018 com a ASSOL. 

- O fim-de-semana de 9 e 10 foi de voluntariado académico com o NEB/AAC que se juntou a um dia de voluntariado para o público geral. Recebemos também os alunos da turma dos “pequenos gaios” da Escola do Pinhal Novo, que já nos têm vindo a apoiar desde o crowdfunding “Sai o que semeia a semear”. Dedicámos a manhã (e porque a chuva pesada não permitiu mais) à condução da regeneração natural dos carvalhos e sobreiros do topo da propriedade. Já no domingo com a orientação de Francisco Barros, fizemos um bioblitz, para identificar e registar algumas das espécies de invertebrados da Cerdeirinha.

- No dia 15 de Novembro, a A2Z juntou-se para uma ação de team building na sequência do crowdfunding “como coisa que nos é cedida”. O objectivo cumprido do dia: plantação de 221 carvalhos negral (Quercus pyrenaica) no baldio de Carvalhais. Ainda tivemos tempo para semear cerca de 200 bolotas pela área. 


- Dia 16 de Novembro foi a vez do grupo da DHL, que se juntou para uma ação de limpeza nacional de várias áreas, que no caso do nosso grupo veio ajudar na manutenção da faixa de contenção do 1° fogo controlado no baldio de Carvalhais. Antes da tarefa central, conduzimos ainda alguns dos carvalhos da estrema Leste da propriedade que já tinham mais do que uma guia e fizemos a manutenção do tabuleiro para gaios da área.

- A EDPR (EDP Renováveis) voltou a juntar-se a nós este ano para um voluntariado corporativo ambiental na zona apadrinhada no baldio de Carvalhais. Na área do 2° fogo controlado da propriedade tinham sido plantadas árvores que estavam já a precisar de ser desafogadas. Adensámos também as plantações, fazendo a reposição de árvores que não sobreviveram na época anterior. 


- No dia 24 de Novembro, estivemos presentes na Feira de Associações do Meet.Eco da Universidade de Coimbra, onde demos a conhecer o que fazemos a diversos estudantes interessados e estabelecemos contactos com outras associações nacionais e internacionais. 

Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

The association has 468 members.

On December 14th we will have the next Montis General Assembly, where the new social members will be elected. Before the Assembly we will have a walk to the properties in Vermilhas, followed by a light lunch (see the complete program HERE).

We signed the first donation of land to Montis on 27th November. Maria dos Anjos e Henrique Pereira have donated to the association, 10 parcels of land, in Nelas, Oliveira do Hospital, Santa Comba Dão e Pampilhosa da Serra. The properties will be one more challenge for us and we appreciate the vote of confidence to the management of it.

On the 11th November we made the 3rd Montis colloquium of the year. Within the project "Era necessário trazer fogo e alimento" of Fundo Ambiental, this colloquium was dedicated to the presentation of project that manage landscapes from the food choices we make, such as meat from grazing cattle or urban gardens. Instead of having a walk to the properties, in this colloquium, we made a Food and Landscape Workshop (also from the same project) with the Chef António Alexandre. The workshop focused on the "Hill animals", where we used 5kg of wild boar meat offered by the Clube de Caça e Pesca de Carvalhais.

With the new plantation season some problems we had last year have returned, such as the wild boars. The boars keep pulling out the planted trees, even so, if apparently, in less quantity than  in the last plantation season. We have started to take preventive measures already, with the using of different smells near the trees (human hair, repellents, etc.) but we appreciate any new ideas that can keep them away from the plantations.

Montis technical team has visited for the first time the new properties in Levides, with a signed protocol in September this year, to discuss a better management plan for the area. The property has at the moment a 2 meters broom land after the 2017 wild fire. Contrary to baldio de Carvalhais (also mainly broom land), Levides has some oaks growing in the property, being the base of its restauration. The area has also some waterlines (temporary and permanent).

We received in the LIFE VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003) project, in November, 4 new volunteers, Julia (french), Kristóf and Laura (hungarian) and Georgia (greek) that will be with us for more or less 4 months and will help in the properties management.

NEXT ACTIVITIES:

- 7th December: Volunteering day in baldio de Carvalhais here

- 14th December: Montis General Assembly, here

We would also like to remind that on the 14th December, in Vouzela, 2 of the episodes from the documentary "1001 Margaraças" of the members Pedro Lérias and Paulo Martinho, will be exhibit (more information HERE)


Comentários