A MONTIS é os sócios

No passado sábado fomos passear pelos carvalhais do rio Ovelha, no concelho do Marco de Canaveses. Preparamos os nossos passeios para serem, de alguma forma, uma retribuição aos nossos sócios, algo pela confiança que depositam em nós, independentemente de termos muitos ou poucos participantes. O passeio de sábado, apesar de pouco participado, deixou precisamente esta a sensação de que a MONTIS é uma pequena família, que vai crescendo aos poucos. Foi muito bom rever sócios que participam regularmente nos passeios. Foi muito bom passear pelos carvalhais na sua companhia, durante uma manhã gelada de Dezembro.

2021 foi um ano muito difícil para a MONTIS. Estivemos a recuperar do enorme esforço financeiro que o LIFE VOLUNTEER ESCAPES exigiu. Tivemos que reduzir uma equipa de cinco pessoas a apenas duas. Tivemos que pedir duas vezes dinheiro aos sócios. Fizemos várias candidaturas a financiamento para projectos. Reunimos com dezenas de empresas à procura de apoio financeiro. Preparámos vários programas de voluntariado e gestão. Tivemos que deixar de oferecer a merenda nos nossos passeios. Tivemos que cancelar algumas actividades por terem poucos participantes, coisa que nunca tínhamos feito. A associação trabalhou quase exclusivamente para um fim: encontrar dinheiro para poder continuar a funcionar. 

No final de todo este esforço, há uma coisa que nos deixa particularmente felizes: quem está a aguentar a MONTIS são os sócios. Foram sobretudo os sócios que, com donativos, o pagamento de quotas, o apoio à procura de financiamento, permitiram à MONTIS ter os recursos mínimos para continuar a funcionar. 

As previsões apontam para que 2022 seja um ano melhor em termos financeiros. Assim sendo, mal conseguimos esperar pela oportunidade de voltar a focar o tempo e esforço da associação na gestão de terrenos marginais, com as pessoas, essa sim a nossa principal missão. 

Até lá, e como não é possível ter os sócios todos nos nossos passeios, deixamos aqui o que podemos neste momento: um enorme agradecimento pela confiança que nos depositam e as fotografias do passeio de sábado, entre os carvalhais do rio Ovelha, no Marco de Canaveses.

Jóni Vieira












Comentários