Voluntariado mensal em Costa Bacelo com surpresas na foto-armadilhagem

No passado sábado, dia 13 de abril, tivemos o voluntariado mensal em Costa Bacelo.

Começámos a manhã a apoiar o estágio da Maria Bastos. A Maria está desde o início do mês a desenvolver o seu estágio dedicado à monitorização de mamíferos, em Costa Bacelo. Esta recolha de dados de biodiversidade ajudará a informar uma Estação de Biodiversidade que se pretende criar na propriedade.

Com a ajuda dos participantes, estivemos a recolher e analisar as imagens obtidas nas câmaras de foto-armadilhagem. Fomos também procurando sinais de presença de mamíferos, como dejetos ou pegadas.

Em cerca de 2 semanas, já foram obtidos alguns registos interessantes, como a presença de um corço (Capreolus capreolus). Este é o primeiro registo desta espécie na propriedade.

Depois de um almoço à sombra, na galeria ripícola do rio Paiva, dedicámos a tarde ao controlo de háquea-picante (Hakea decurrens). Foram controlados cerca de 10 indivíduos através da remoção dos frutos/sementes, seguido do corte das plantas.

Esta foi a última atividade dos voluntários de longa duração do projeto ENVIE do parceiro Parcours le Monde. Deixamos aqui o nosso agradecimento pelo seu apoio ao longo dos últimos três meses.

Comentários