Voluntariado corporativo com o Novobanco

Na passada terça-feira 25 de novembro, tivemos uma atividade de plantação no Baldio de Carvalhais com apoio do Novobanco. Esta plantação foi incluída no voluntariado corporativo do Novobanco, designado “B300 - Líderes da Transformação”. Recebemos 23 funcionários desta instituição que foram bastante produtivos na gestão do Baldio do Carvalhais.

A atividade teve início às 9:30 na entrada do Bioparque de Carvalhais e começou com uma caminhada que atravessou o baldio de Carvalhais até ao local da plantação. À chegada dos participantes ao local de plantação, fez-se um breve briefing e de seguida iniciaram-se os trabalhos de plantação.

Ao longo da manhã foram plantados 400 indivíduos das seguintes espécies de árvores e arbustos autóctones:

·         Carvalho negral (Quercus pyrenaica) - 116 árvores

·         Sobreiro (Quercus suber) – 77 árvores

·         Carvalho-alvarinho (Quercus robur) – 76 árvores

·         Azereiro (Prunus lusitanica) - 76 árvores

·         Bétula (Betula sp.) - 14 árvores

·         Freixo (Fraxinus angustifolia) - 11 árvores

·         Castanheiro (Castanea sativa) - 10 árvores

·         Loureiro (Laurus nobilis) - 10 árvores

·         Pilriteiro (Crataegus monogyna) - 10 arbustos

Estas plantas foram plantadas num local do baldio onde nasce muita água. A MONTIS promoveu a limpeza moto-manual seletiva desta área porque reunia as condições para ser um ótimo local de plantação e para aproveitamento da regeneração natural que já lá se encontrava instalada. Com esta plantação, promovemos o adensamento do coberto arbóreo criando continuidade entre os bosquetes já existentes e a linha de água já colonizada por espécies ripícolas: amieiros, bétulas e salgueiros. Encontramos ainda e fizemos manutenção, a cinco teixos e um azevinho encontrados num local perto da linha de água plantados na passada época de plantação.

Obrigado aos voluntários do Novobanco por toda a dedicação à Natureza durante este dia de voluntariado corporativo. Esperamos que, também entre vós, os laços profissionais e as interações em equipa tenham sido fortalecidos/as.

Guilherme Varejão

2025

Comentários