Carvalhos e sobreiros entre os eucaliptos

A Montis gere a propriedade de Cerdeirinha, na freguesia de Valadares, São Pedro do Sul, há pouco mais de meio ano. 
O Sr. José Rodrigues, proprietário, tem aqui plantado um eucaliptal do qual nunca chegou a tirar rendimento devido ao fogo recorrente. O último fogo passou aqui em 2017, já com uma intensidade baixa segundo nos relata o proprietário. 
A Cerdeirinha é atravessada por uma estrada, e a parte superior da propriedade, inclinada, com solos menos produtivos e com menor disponibilidade de água, contrasta com a parte inferior que é armada em socalcos, com solos produtivos e muita água. Além desta diferença, a parcela de cima é onde há maior quantidade de eucalipto, enquanto na parcela de baixo aumenta a quantidade de salgueiro e carvalho, com eucalipto também. 
A propriedade parece estar a reagir muito bem após o fogo, e logo na primeira visita verificamos uma generosa regeneração natural de carvalho e sobreiro no sub-coberto, nomeadamente por baixo do eucaliptal. Os carvalhos e salgueiros ardidos estão a rebentar do solo, e os sobreiros estão a rebentar de copa.

Exemplos de regeneração da vegetação em Abril de 2018

Com este cenário a Montis tem optado por acções de reforço da regeneração natural, tentando acelerar a velocidade de crescimento dos carvalhos e sobreiros, actualmente na parcela superior, onde há menos quantidade de silvas e fetos e o acesso ao interior é mais fácil. Até hoje foi menos de uma mão cheia de dias de voluntariado que dedicamos a Cerdeirinha, e todos eles foram dedicados a podar carvalhos de forma a acelerar o seu crescimento, e também a reduzir a vegetação que envolve as árvores mais pequenas, reduzindo-se a competição por água e nutrientes. 
A última quarta feira não foi excepção. Os voluntários do projecto LIFE Volunteer Escapes foram conhecer a propriedade juntamente com o resto da equipa, e aproveitámos para dar um avanço aos trabalhos já iniciados na propriedade. 

Os voluntários do projecto LIFE Volunteer Escapes em acções de poda de carvalhos, com o Xavier em primeiro plano
Trabalhos de poda e desrama dos carvalhos existentes

Esta altura do ano é particularmente interessante para ter uma noção mais aproximada da regeneração natural, uma vez que o carvalho alvarinho está com as folhas acastanhadas e destaca-se entre a restante vegetação. 
Começámos por verificar a área onde fizemos já duas intervenções de condução de carvalho e sobreiro, e aproveitámos para reforçar esses trabalhos. Atravessámos depois para a parte superior da propriedade pelo caminho existente até ao extremo norte, onde está instalado um tabuleiro para gaios. Aparentemente o tabuleiro não tem sido utilizado pelos animais, e as bolotas que lá estavam são aparentemente as mesmas que foram deixadas. Aproveitámos para levar algumas que entretanto começaram a germinar no tabuleiro, para as colocarmos na terra. A Montis tem também dedicado tempo a apoiar a regeneração natural na envolvente do tabuleiro para gaios. 

Limites da área gerida em Cerdeirinha, localização do tabuleiro para gaios e áreas onde se realizaram já acções de apoio à regeneração natural
Área de sobreiro com regeneração de copa de carvalho alvarinho com regeneração desde o solo

Terminámos a visita deslocando-nos até à zona inferior da propriedade, abaixo da estrada. Esta zona tem solos bastante mais ricos e com maior disponibilidade de água, o que faz com que a produtividade de biomassa aumente. Para a gestão isto significa uma grande quantidade de fetos e silvas que rapidamente se instalam e crescem. Os fetos desaparecem todos os anos, mas as silvas não. Como há uma quantidade significativa de regeneração natural a ocorrer no meio das silvas, gostaríamos de encontrar uma solução que nos permitisse gerir os arbustos até conseguirmos chegar aos carvalhos e sobreiros, para depois os podermos conduzir.

Parcela inferior da propriedade, com silvas e fetos 

Nas próximas acções de voluntariado daremos continuidade à condução dos pequenos carvalhos e sobreiros. 
A próxima acção é já no próximo dia 9 de Fevereiro. Contamos com todos os que queiram dedicar um bocadinho do seu fim de semana a cuidar da nossa paisagem e passar um bom dia próximos da natureza.

Jóni Vieira



Comentários

  1. Uma arvore por metro quadrado, todas da mesma idade resolveria o problema das silvas e fetos, através da sombra... O desordenamento em distância e altura das árvores permite o crescimento de matos. Os fetos crescem á sombra mas são menos problemáticos de lidar.

    Vocês deveriam cortar tudo com uma roçadora, com os devidos cuidados para proteger sobreiros e carvalhos, e fazer sementeira em vasos num terreno seguro, e esse trabalho de podar para acelerar crescimento até 50cm de altura, para posterior plantação de modo a que em 1 ano, o solo fique coberto do sol.

    1 ano de trabalho a plantar arvores de forma intensa e ordenada, e dezenas de anos de paz e prosperidade. Sem sol, e só com fetos, o fogo já não destrói.

    O terreno parece ser grande, pelo que uma muralha de "grossura" de 10 m de carvalhos e sobreiros á volta, e a sua plantação de eucalito fica protegida.

    Eucalipto esse que também deve ser plantado de forma intensa para bloquear a luz do sol também.

    E se não limpar os limites do terreno e da estrada, todos os anos de roçadora, os incêndios vão sempre lhe roubar a riqueza....

    ResponderEliminar
  2. Pela imagem o terreno é grande. Se quer proteger a propriedade e suas árvores, deverá criar sobreiros e carvalhos e até eucaliptos em vasos até 1m de altura numa zona segura.

    Depois limpar o terreno a volta a uma distância de 10m tanto do limite de propriedade como da estrada, e plantar uma muralha verde de sobreiros e carvalhos a 1m de distância uns dos outros. E os eucaliptos no centro com a mesma regra...

    E porquê? Porque o fogo consome mato. O mato acontece por poder ver o sol... ;)

    E todos á mesma altura pelo mesmo motivo... Assim já nem cresce silvas nem arbustos...

    Crescem fetos na muralha verde anti fogo, mas os fetos em eucaliptal denso, mesmo com sombra não crescem. E os tais 10m de muralha verde á volta da propriedade têm de ser limpos todos os anos com roçadora...

    Caso contrário não lhe adianta de nada andar a plantar árvores quando se encontra numa área de incêndios constantes...

    Assim, para além de ficar com uma muralha verde a proteger os eucaliptos, como não há sol, só crescem fetos que são mais fáceis de limpar...

    Assim tanto faz render a madeira dos eucaliptos, como ajuda a natureza com as castanhas e bolotas...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário