30 588 Euros

A campanha "Como coisa que nos é cedida", para a compra de 5 hectares em Pampilhosa da Serra e 3,5 hectares em Vouzela, acabou.
E acabou com sucesso: conseguimos 105% do que pedimos, isto é, mais 1393 euros que o orçamento que tínhamos feito, que incluía a compra dos terrenos e respectivas despesas legais e administrativas, gestão e a comissão da plataforma PPL.
Uma campanha de crowdfunding em Portugal tipicamente anda pelos 5 mil euros e até os gestores da plataforma PPL nos avisaram de que o valor pedido era muito grande e seria uma campanha muito difícil, a forma diplomática que encontraram para nos dizer que as probabilidades de sucesso eram pequenas.
É certo que tínhamos ainda 4 mil euros do primeiro crowdfunding, para compra de terrenos, e usámos essa almofada para não deixar instalar-se a ideia de que a campanha não tinha futuro, nos momentos mais críticos que tipicamente ocorrem a meio deste tipo de campanhas.
Há muita gente a quem agradecer, começando pelos doadores, continuando nas pessoas que foram divulgando e chamando a atenção para a campanha, seguindo nas empresas que nos apoiaram, e nas que ainda nos apoiarão na sequência da campanha, esperamos nós.
Mas neste momento, como presidente da Montis, o que queria era agradecer à equipa técnica da Montis que foi incansável, a organizar acções de angariação (ainda não foi desta que fizemos um grande pic-nic), a encontrar parceiros, a propor soluções e a aguentar firme quando, no fim de um esforço enorme, a acção falhava ou não gerava imediatamente doações, como inevitavelmente acontece aqui e ali.
Nunca desistiram, procuraram responder a cada pessoa que nos contactava, agradecer o mais rapidamente possível a cada doador, encontrar a solução para cada problema que nos era posto mantendo uma disponibilidade permanente em relação a sócios e doadores que, sendo uma marca da cultura organizacional da Montis, neste caso foi bastante para lá das obrigações profissionais de cada um.
Bem hajam e esperemos que a Montis um dia seja suficientemente grande e com recursos suficientes para vos pagar o que merecem.


Comentários