Gestão com ajuda de todos (parte 3)

A EDP Renováveis voltou este ano a escolher a Montis para um dia de voluntariado ambiental. Chegados todos ao Bioparque do Pisão subimos até aos moinhos de água da zona onde o Sr. Francisco fez uma pequena explicação sobre o restauro dos moinhos e do funcionamento de alguns deles.


No topo da área que gerimos do baldio de Carvalhais, na zona do 2º fogo controlado mesmo no limite com uma das parcelas que não iremos queimar, está a área "apadrinhada" pela EDP Renováveis.
A zona que foi plantada com mais de 300 carvalhos na primeira acção de voluntariado da empresa com a Montis, foi no dia 21 de Novembro o nosso local de trabalho do dia, para mais plantações, com vista a repor algumas das árvores que não sobreviveram e adensarmos a área.

Como é uma parte da propriedade que acumula bastante água, com solo húmido e escuro, a vegetação característica destas zonas, como os fetos ou as silvas, foram-se instalando com força desde o último ano. Pelo que a nossa primeira tarefa: retirar alguma da vegetação para arranjarmos espaço de plantação.


Enquanto íamos plantando alguns dos voluntários do projecto Life Volunteer Escapes iam tentando construir uma estrutura para colocarmos um toldo para nos abrigarmos caso começasse a chover.


Entre rochas e pequenas poças que se iam formando pelo acumular de água dos últimos dias de chuva, conseguimos plantar 205 carvalhos alvarinho e negral.


Com a estrutra do toldo pronta e as árvores plantadas, entramos na hora de almoço antes de começar as sementeiras. Como a área de plantação está perto de um comedouro para animais de caça e de uma linha de água que é explorada para a povoação, decidimos fazer uma espécie de cerca muito básica sisal para evidenciar a zona de plantação.


Depois das cerca de 100 bolotas semeadas descemos novamente o baldio de Carvalhais e demos por encerrada a actividade mesmo antes da chuva começar.

Um obrigada a todos pelo dia e até breve.








Comentários