Salamandras pelas propriedades


Na ultima semana de Fevereiro, dia 27, estivemos por Cerdeirinha com os voluntários de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES para se fazer uma pequena pausa da época de plantações e dar continuidade à nossa gestão na propriedade.

Durante o dia fez-se a manutenção de acessos e caminhos feitos ao longo do ano de 2019, continuámos as intervenções de condução da regeneração natural, tanto dos sobreiros como dos carvalhos que encontramos por toda a propriedade.

O nosso foco de trabalho do dia foi no nível inferior de Cerdeirinha (cotas inferiores adjacentes à estrada que atravessa a propriedade e a divide em duas partes). Aqui encontramos uma maior diversidade de plantas rasteiras e arbustivas. É uma zona relativamente mais húmida quando comparada ao nível superior e, por entre pequenos charcos e várias poças, encontramos uma salamandra-de-pintas-amarelas. Sem certezas, aparenta ser da subespécie Salamandra salamandra ssp. gallaicus. É um achado interessante, pois esta subespécie só se encontra no centro e norte de Portugal, assim como no norte de Espanha.

Salamandra salamandra

Um achado anterior em Vermilhas no dia 17 de Fevereiro, perto de uma linha de água no terreno de Dumação, foi uma salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica). É uma espécie endémica do nordeste da península ibérica e em estado vulnerável de conservação.

Chioglossa lusitanica

Podem acompanhar, em tempo real, estas e muitas mais observações feitas por nós diariamente através do projecto da Montis na plataforma iNaturalist.

Hugo Barbosa


Comentários