Na ultima semana de Fevereiro, dia 27, estivemos por Cerdeirinha com os voluntários de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES para se fazer uma pequena pausa da época de plantações e dar continuidade à nossa gestão na propriedade.
Durante o dia fez-se a manutenção de acessos e caminhos feitos ao longo do ano de 2019, continuámos as intervenções de condução da regeneração natural, tanto dos sobreiros como dos carvalhos que encontramos por toda a propriedade.
O nosso foco de trabalho do dia foi no nível inferior de Cerdeirinha (cotas inferiores adjacentes à estrada que atravessa a propriedade e a divide em duas partes). Aqui encontramos uma maior diversidade de plantas rasteiras e arbustivas. É uma zona relativamente mais húmida quando comparada ao nível superior e, por entre pequenos charcos e várias poças, encontramos uma salamandra-de-pintas-amarelas. Sem certezas, aparenta ser da subespécie Salamandra salamandra ssp. gallaicus. É um achado interessante, pois esta subespécie só se encontra no centro e norte de Portugal, assim como no norte de Espanha.
Salamandra salamandra |
Um achado anterior em Vermilhas no dia 17 de Fevereiro, perto de uma linha de água no terreno de Dumação, foi uma salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica). É uma espécie endémica do nordeste da península ibérica e em estado vulnerável de conservação.
Chioglossa lusitanica |
Podem acompanhar, em tempo real, estas e muitas mais observações feitas por nós diariamente através do projecto da Montis na plataforma iNaturalist.
Hugo Barbosa
Comentários
Enviar um comentário