Com alguns fora do país (que se ausentaram antes do estado de emergência em Março e ficaram retidos de entrar novamente em Portugal), outros junto das suas famílias e que agora complica-se o regresso a Vouzela, e os que continuam aqui na vila, continuam juntos (mas separados) a trabalhar na conservação da Natureza:
Com o aconchego da lareira, o local de trabalho da Maria João
O resultado do aborrecimento da Maria João nesta quarentena: não são acácias nas propriedades da Montis, mas já podemos imaginar como vão ficar as de Vieiro, Costa Bacelo e baldio da Granja no Verão quando re-começarmos os descasques.
"Olá! David, no seu habitat natural, no meu "campo de trabalho" a realizar as pesquisas.
Não tenho chávena de café mas tenho uns bons fungos para vocês :)
Estou dedicado ao excel do "Registo de Biodiversidade" a fazer uma avaliação do estado de conservação de todas as espécies registadas no campo."
Os registos de biodiversidade, que obtemos pela análise da recolha de espécies nos dias de campo com a aplicação iNaturalist (visitem aqui o projecto da Montis), irão ajudar-nos a perceber a evolução da biodiversidade nas áreas.
"While on lockdown in Spain we have been working on Portuguese to English translations of the Life Volunteer Escapes and MONTIS websites. We have also produced a short guide for future volunteers, taking from our own experience, containing tips and advice to support them during the project.
Claire and Juan"
A Claire e o Juan, em Espanha, com uma óptima tentativa de café caseiro, trabalham na tradução para inglês do website da Montis (visitem aqui) e do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (visitem aqui) para que continuemos a mostrar o que a Montis faz lá fora.
"O tema da minha tese baseia-se na ligação de soluções baseadas na natureza com serviços de ecossistema para combater a mudança global da natureza. Portanto, encontrei na montis a compatibilidade perfeita com este assunto. As numerosas plantações, controlo de espécies invasoras, podas e muitos mais, são soluções baseadas na natureza, essenciais para solucionar os problemas antes referidos pela "global change" e é nisto que tenho estado a trabalhar estes dias.
José Diogo"
O José Diogo, estagiário da Montis e no projecto Life, tem estado a analisar no que as técnicas de gestão da natureza que por cá fazemos, baseadas nos processos naturais, têm impacto no combate às alterações climáticas.
"This photo is from the path that leads to our working area in
Vieiro, where I am making some space for the plantations. From this part
of the path you can see yellow flowery Acacia's (Acacia dealbata) and you can smell the honey, as you can find many old cork beehives around.
"During quarantine I have been researching organisations that actively carry out conservation activities across Europe, with the hope of possible future collaborations.
Lauren"
O espacinho da Lauren, que tem estado a trabalhar na recolha de
informação sobre associações, maioritariamente em Inglaterra, com quem a
Montis poderá potencialmente desenvolver parcerias.Georgia"
A Georgia esteve na aldeia de Deilão nas últimas semanas com a Katia e com o Vicky, e mostra-nos o caminho que fez todos os dias até à propriedade de Vieiro, onde esteve a trabalhar nas plantações desta época. O caminho mostra as mimosas já em floração, tal como as da propriedade sob gestão, e que neste caso estão a servir para alimentar as abelhas das colmeias da região.
Colmeias em cortiça no caminho para a propriedade sob gestão da Montis: Vieiro
A Katia e o Vicky, que estiveram com a Georgia em Deilão estas últimas semanas, decidiram mostrar mais detalhadamente o que tem sido os trabalhos de gestão na propriedade de Vieiro através de um vídeo. Vejam porque vale mesmo a pena: http://montisacn.blogspot.com/2020/04/este-vale-mesmo-pena-ver-montis-aos.html
Metade da equipa voltou a juntar-se esta semana, depois dos cuidados da quarentena, e brevemente vamos retomar os trabalhos de gestão (com todos os cuidados recomendados) no baldio de Carvalhais e Carvalhal de Vermilhas.
Comentários
Enviar um comentário