Neve em Vermilhas



No dia 31 de março, efetuou-se uma visita à propriedade de Carvalhal de Vermilhas, Cabrieira, com o objetivo de recolher dados e verificar o seu estado. A previsão meteorológica para a serra do caramulo nesse dia era de neve, facto comprovado ainda a caminho da propriedade, onde  começaram a surgir os primeiros flocos de neve.

Limite exterior da Propriedade

Estando nós em tempos piores para organizar atividades, a monitorização das ações é um trabalho importante, tendo a neve (fenómeno cada vez mais raro na região) neste caso, sido uma ajuda para a interpretação dos resultados.

1-Vista a partir da entrada da propriedade para sul 


 2-Vista a partir da entrada da propriedade para Oeste


  3-Vista do interior da propriedade para Sul

Como sabem, a nossa principal ação nesta propriedade é a condução de regeneração natural de Carvalho negral (Quercus pyrenaica), espécie mais abundante nesta área, que se encontra a regenerar de toiça, após o incêndio 2017.

A área limitada a laranja, representa a intervenção da equipa de voluntários do programa LIFE Volunteer Escapes e outras atividades abertas à comunidade, desde o início do ano.

Área de intervenção

Apesar do impacto visual não ser imediato, à medida que nos aproximamos, começa-se a perceber que temos feito um excelente trabalho.

A nossa forma de atuar, foca-se na condução de Carvalho através da poda, escolhendo as melhores varas para regeneração. Podemos comprovar que temos bons exemplos, resultado desta prática, como se verifica nas fotografias.

 Regeneração com uma vara

Regeneração com duas varas

Verifica-se ainda, nas zonas de populações de carvalho, a formação de pequenas clareiras, rodeadas de giestal, fruto da abertura de espaço para facilitar o trabalho de condução.


Clareira 

Estas clareiras, potenciam o aparecimento de outras espécies, tais como urzes (Erica sp.) e tojo (Ulex sp), aumentando assim a biodiversidade.

 4-Vista do interior da propriedade para Norte

Com esta visita comprovou-se a boa aplicação desta prática, e o bom empenho dos voluntários do programa LIFE Volunteer Escapes.

Até breve!

João Soares




Comentários