Cerdeirinha - Condução da regeneração natural, caminhos e javalis

Ao longo das últimas semanas, desde o início de junho, aumentámos a nossa gestão em Cerdeirinha. Os 2,6 hectares da propriedade são divididos em duas áreas pela estrada que atravessa a propriedade. O foco da nossa gestão tem sido na parte Este da propriedade, que apelidámos "Cerdeirinha de cima", por se encontrar na zona mais alta do terreno.

Os carvalhos e sobreiros da propriedade encontram-se num excelente momento para serem conduzidos, como o exemplar representado na imagem em baixo:

 Carvalho antes da condução da regeneração natural.

Carvalho após intervenção. Consegue observar-se a altura do esqueleto da árvore queimada nos incêndios de 2017 (cerca de 2,40 m), comparativamente à árvore atual (2,00 m).

A condução da regeneração natural passa pela seleção das guias mais vigorosas e remoção das restantes. Esta intervenção tem em vista acelerar o crescimento da árvore em altura, canalizando a energia para as guias selecionadas. A condução da regeneração natural possibilitará a formação mais rápida de um copado, um aumento da descontinuidade vertical de combustíveis e um ensombramento mais rápido para o controlo passivo do crescimento dos matos.

No último inverno caíram algumas árvores devido ao vento. Alguns dos jovens carvalhos que se encontravam em crescimento foram dobrados pelos troncos caídos, comprometendo a rapidez do seu crescimento. Estamos a gerir este problema arrumando o melhor possível estes ramos e galhos no terreno, a par com a verticalização dos carvalhos. Com esta acção as árvores retomam o seu crescimento vertical, poupando assim alguns anos de adaptação que a árvore necessitaria caso não lhe fosse retirado este material caído de cima.


Na zona inferior de Cerdeirinha, que apelidamos "Cerdeirinha de baixo", alguns dos caminhos que anteriormente eram acessíveis estão condicionados, como ilustra a imagem, dificultando assim o acesso a determinadas áreas da propriedade. Com o crescimento da vegetação na primavera torna-se neste momento importante voltar a gerir estes acessos.


Nos caminhos abertos em 2019, encontramos o que nos parecem ser corredores de fauna. A imagem abaixo ilustra a nossa suspeição.


Pensamos que este corredor será utilizado por javalis, sendo a área com a vegetação mais compressa uma zona de repouso. Existem espaços como estes um pouco por toda a área de Cerdeirinha de baixo.

Hugo Barbosa

Comentários