O Jorge Cancela veio apresentar o Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PGRP) da Serra nos Concelhos de Monchique e Silves que abrange uma área de cerca 43 000 hectares, em parte do concelho de Monchique (freguesias de Monchique, Marmelete e Alferce), e em parte do concelho de Silves (freguesias de Silves, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra).
Este Programa que visa uma nova economia rural nas Serras de Monchique e Silves foi determinado na sequência dos incêndios rurais de agosto de 2018 e prossegue três objetivos fundamentais:
- Promover uma paisagem florestal multifuncional, biodiversa e resiliente
- Promover cadeias económicas diversificadas e sustentáveis, promovendo uma nova economia local
- Valorizar os serviços dos ecossistemas.
Como ideias para o projecto da MONTIS "Do Eucaliptal até à Mata" destacam-se alguns dos passos do ciclo de programação:
- A definição de uma estratégia, que: i) valoriza o capital natural, os serviços dos ecossistemas e a aptidão dos solos; ii) promove a resiliência ao fogo e às alterações climáticas; e iii) estimula a economia de proximidade.
- O desenho da paisagem decorrente da relação espacial entre três fatores essenciais: aptidão biofísica, a economia local e a resiliência ao fogo.
- A implementação e gestão das acções no terreno, incluindo um sistema de indicadores que permita avaliar, rever, adaptar.
Veja a apresentação completa AQUI.
Se quiser contribuir para esta reconversão de eucaliptal numa mata que contribua para a sustentabilidade deste território veja como em http://ppl.pt/montis
Comentários
Enviar um comentário