Por entre sal e flamingos

Junto a Alcochete encontra-se uma das zonas húmidas mais importantes do País, o Estuário do Tejo, classificado como Reserva Natural, Rede Natura e ainda ao abrigo da convenção de Ramsar, devido à diversidade de aves migratórias que escolhem o estuário como habitat durante o inverno.

Fomos no dia 22 de Janeiro, conhecer o Complexo das Salinas do Samouco, onde se junta a gestão da paisagem e biodiversidade com a gestão humana. 

Por entre as salinas ainda activas do complexo, a fundação trabalha no sentido de preservar e gerir a biodiversidade que depende de ecossistemas salobros. 

Espécies como os flamingos por exemplo, que migram todos os anos para Portugal dependem destes habitats, onde o seu tipo de alimentação é mais abundante, para reporem energias antes de continuar a sua jornada.


Aprendemos durante o percurso sobre as mais de 170 espécies de avifauna identificadas no complexo, sobre o processo de produção de sal e quais as adaptações e trabalhos feitos nas salinas de forma a conseguir gerir eficientemente esta produção de sal com a biodiversidade do local.


Comentários