Biodiversidade, mergulhos e convívio

No passado dia 30 de Julho, fizemos o Passeio da água, no Rio Teixeira.

Contámos com a participação de 15 pessoas, às quais se juntaram os nossos voluntários do projeto "Volunteers for nature restorarion, cooperation between Latvia and Portugal", num total de 25 participantes.

Iniciamos o percurso pela mini-hidrica e fomos caminhando lentamente para montante, dentro do leito do rio ou nas margens.



Pelo caminho fomos fazendo paragens para discutir a qualidade deste ecossistema, que é considerado um dos rios mais selvagens da Europa. E fomos identificando a vegetação da galeria ripícola que suporta toda a biodiversidade de insetos, anfíbios, aves e répteis que observamos. 

Fomos presenteados com a presença de uma borboleta-zebra (Iphiclides feisthamelii), que pela sua beleza e tamanho chamou logo a atenção. Mas infelizmente esta não parou tempo suficiente para um registo fotográfico. 

No entanto, conseguimos registar rãs-verdes (Pelophylax perezi) e libelinhas gaiteiro-azul (Calopteryx virgo). Por causa dos seus requisitos ecológicos restritos, estas libelinhas são usadas como bioindicadores da qualidade da água, por isso a sua presença confirma a qualidade aparente deste ecossistema.


Pelo caminho fomos fazendo paragens para nos refrescarmos com uns mergulhos, onde os mais corajosos aproveitaram para saltar das rochas mais altas.

Chegando ao poço final, os participantes puderam refrescar-se novamente, tendo depois almoçado a merenda típica da MONTIS enquanto iam conversando e convivendo. 


No final, subimos a Quinta de São Francisco, que amavelmente nos permitiu utilizar o seu portão para terminar o percurso de forma circular.

Comentários