Na manhã de dia 25 de fevereiro, vamos fazer um passeio à Floresta de Destinos e tentar descobrir duas das pequenas propriedades doadas à MONTIS em 2019.
Acompanhados pelo Armando Carvalho, teremos a oportunidade de aprender sobre as diferentes técnicas de gestão implementadas na Floresta de Destinos. Desde a conversão de povoamentos florestais de pinheiro-bravo e eucalipto para floresta autóctone, à aplicação de técnicas regenerativas em situação pós-incêndio rural.
A Floresta de Destinos é uma iniciativa de responsabilidade ambiental, promovida pela editora Foge comigo!, através do proprietário dos terrenos e sócio-gerente da editora, Armando Carvalho.
A maioria dos terrenos chegaram ao Armando Carvalho por herança familiar e eram na altura dedicados ao cultivo de milho, leguminosas, olivicultura, viticultura e produção florestal. Quando o Armando assumiu a gestão destes terrenos em 1985, reorientou a exploração para a vertente florestal com preocupações conservacionistas e de sustentabilidade.
Desde 2000, que o Armando tem conseguido aumentar a área total dos terrenos desde 9 hectares para os atuais 11 hectares, através de aquisição e permuta de terrenos, criando parcelas contínuas (ou próximas) que agora incluem áreas de maior património natural, como manchas de floresta autóctone e margens de linha de água.
Com a fundação da editora Foge comigo! em 2012, parte da área destes terrenos passou a ser dedicada à compensação ambiental da empresa, nascendo a Floresta de Destinos.
No fim do passeio iremos também tentar descobrir a localização de dois dos 10 terrenos doados à MONTIS em 2019, e ver que ações de gestão poderemos realizar.
Horário da atividade: 9h30 às 12h30
Ponto de encontro: Vila de Barba, Santa Comba Dão, Viseu (40°25'11.7"N 8°08'44.4"W)
A atividade é gratuita e as inscrições estão abertas até às 17h de dia 24 de fevereiro em: montis.atividades@gmail.com / 232 774 040 / formulário.
Comentários
Enviar um comentário