Neste Sábado, 15 de Abril, a MONTIS foi à propriedade da Cerdeirinha para continuar o trabalho que a associação começou em 2018. A propriedade divide-se em dois: a "Cerdeirinha de cima", acima da estrada onde a MONTIS já fez bons progressos na gestão de campo e a "Cerdeirinha de baixo", onde menos coisas foram feitas.
Hoje, a MONTIS trabalhou na Cerdeirinha de baixo para tentar criar um caminho e ter acesso mais fácil à propriedade. Por isso, tivemos de limpar e cortar os galhos que bloqueavam um possível caminho. Havia muitas silvas e tojo.
Foi das primeiras actividades que fiz enquanto voluntária e gostei mesmo muito. Inicialmente, não sabia como íamos prosseguir e se seria possível criar um caminho, mas com tempo, conseguimos limpar um espaço inteiro o que foi muito impressionante. Na natureza, ver a evolução de um campo leva tempo, mas o que fizemos hoje foi imediatamente visível.
Depois de vários metros, começámos a ver um ou dois carvalhos que eram sufocados por outras plantas e pensei em duas coisas: apesar das silvas, os carvalhos podem crescer um pouco, mas se os ajudarmos, podem crescer mais rápido e esse aspecto mostrou-me como podemos ter um impacto positivo na biodiversidade. Aprender, observar e ficar no campo nos faz perceber e compreender melhor a operação da natureza e do mundo.
Anaëlle Terrien
Comentários
Enviar um comentário