Um dia de muita caminhada e fotografia

No passado sábado, dia 24 de junho, fizemos o passeio fotográfico à "aldeia mágica" de Drave.

Começámos o passeio no complexo mineiro de Regoufe, em que após uma contextualização histórica do local e uma breve apresentação da MONTIS, os 15 participantes puderam explorar a fotografia com o apoio do fotógrafo profissional Duarte Belo.

Fomos fotografando a arquitetura dos edifícios abandonados e a biodiversidade que íamos encontrando.

Lagartixa-do-noroeste (Podarcis guadarramae)

Andorinha-das-rochas (Ptyonoprogne rupestris)

Os locais preferidos foram sem dúvida as entradas para os túneis das minas, que alguns mais corajosos exploraram e outros simplesmente aproveitaram para se refrescar.

Após cerca de uma hora a explorar o complexo mineiro de Regoufe, começámos a caminhada em direção a Drave ao longo do PR14 que, com o calor que se fez sentir, tornou o passeio bastante desafiante. À saída da aldeia de Regoufe, fomos tirando fotos à paisagem marcada pelas casas de xisto e os terrenos agrícolas.

No início do percurso foi possível admirar os sobreiros centenários da aldeia de Regoufe. 

Ao longo da caminhada fomos tentando fazer pausas à sombra para repor energias e combater o calor, eventualmente chegando à aldeia de Drave que nos acolheu com a refrescante ribeira de Palhais.

Após a caminhada exigente, tivemos oportunidade de caminhar nas refrescantes galerias ripícolas que atravessam a aldeia, observar e fotografar esta aldeia abandonada, e dar um mergulho nas lagoas da ribeira.   

Terminámos o passeio com a merenda oferecida pela MONTIS e um merecido descanso à sombra.

E deixamos aqui um grande agradecimento ao Duarte Belo que não só nos honrou com a sua companhia e dicas fotográficas como preparou e forneceu a todos os participantes um pequeno caderno de ensinamentos.

Comentários