Pelo caminho da água: levada de Paradela

Esta manhã, de dia 27 de julho, decorreu a atividade "Passeio da água: Levada de Paradela (Rota da Laranja)", incluída no programa Ciência Viva no Verão.

O percurso teve início na capela de São Caetano com uma breve introdução à MONTIS e enquadramento histórico e cultural da capela e do Mosteiro de São Cristóvão de Lafões, que se conseguia observar ao longe. Aqui, também aproveitámos para falar um pouco da gestão da MONTIS no baldio da Granja, propriedade adjacente à capela, referindo os desafios que a propriedade apresenta e quais os objetivos para o futuro.

De seguida, fomos ao encontro da Levada de Paradela, através de uma descida íngreme que teve de ser feita com cautela mas que permitiu contemplar a mudança da vegetação conforme nos aproximávamos da zona mais ensombrada e húmida, no final da descida, criando um denso e refrescante coberto florestal.

Chegados à levada e já a acompanhar esta (mas no sentido oposto da corrente), fizemos um percurso complementar, de forma a ir ao encontro de um dos poços do rio Varoso e a apreciar a galeria ripícola aí presente.


Depois retomámos o percurso principal, onde foi possível observar a vegetação autóctone, com muita regeneração de carvalhos, sobretudo de carvalho-alvarinho, mas também pontualmente de sobreiro e carvalho-negral.

Pelo meio fizemos uma pequena pausa à sombra, degustando o típico folar de Vouzela, doce regional da vila que acolhe a sede da MONTIS, para repor as energias que o calor exigia. E ainda deu para demonstrar como fazer o descasque de uma acácia.

Já numa fase final do percurso, contornámos socalcos agrícolas, onde rapidamente se identificavam oliveiras, castanheiros e vinha. 

Finalizámos o percurso junto à Capela de Paradela, outro exemplo característico da arquitetura religiosa católica na região. 

Com este passeio os participantes aprenderam mais sobre a importância dos sistemas de água, naturais e artificiais, para a paisagem, para o ecossistema e para a comunidade local. Agradecemos à Maria, ao Pedro, ao David e à Leonor. Esperamos poder contar convosco para futuras atividades da MONTIS.

A próxima atividade será a "EcoHistórias: Moinhos, Aquedutos e vida da ribeira de Contença" no dia 3 de agosto, também enquadrada no programa Ciência Viva no Verão. Não percam! Saibam mais aqui.

Comentários