Entre bolotas, ninhos e boas ideias

No passado dia 26 de setembro, recebemos a Nicole e o Herbert em Vouzela. A visita começou na sede da MONTIS, onde, durante a manhã, apresentámos a associação, discutimos os seus pontos fortes, fracos e debatemos alguns desafios com que a associação se tem vindo a deparar nos últimos 10 anos. A tarde foi dedicada às propriedades de Carvalhal de Vermilhas, primeiro através de uma breve apresentação, seguida de uma visita aos terrenos.

A primeira propriedade visitada foi Dumação, onde tivemos a oportunidade de apreciar a mancha de carvalhal maduro, cuja parte aérea resistiu ao incêndio de 2017. Mostrámos o trabalho que temos vindo a desenvolver, nomeadamente a instalação de três caixas-ninho para aves e o recurso a um tabuleiro para gaios como forma de promover o comportamento natural do gaio (Garrulus glandarius), que recolhe e "planta" (acidentalmente) bolotas, ajudando assim na regeneração dos carvalhais. E ainda mostrámos a placa de reconhecimento dos compradores do crowdfunding de 2014 "E que tal sermos donos disto tudo?". 

A visita prosseguiu para Cabrieira, onde fomos em direção à clareira. Durante o percurso, pudemos demonstrar o trabalho contínuo de apoio à regeneração natural dos carvalhos. Ao chegarmos à clareira, aproveitámos para apreciar a paisagem e refletir sobre o estado atual da propriedade. De seguida, visitámos a área de plantação de loendros (Rhododendron ponticum) e teixos (Taxus baccata), adjacente à ribeira de Meruje. Aqui, falámos sobre o potencial destas espécies características da região para valorizar ainda mais a propriedade.

Agradecemos mais uma vez à Nicole e ao Herbert por esta visita tão produtiva e inspiradora (e com muita boa disposição à mistura). Esperámos aplicar várias das ideias discutidas em prática, num futuro próximo. Voltem sempre!

Comentários