É este o Programa da Festa da Montis nos dias 28 e 29 de Março de 2020

Dias 28 e 29 de Março de 2020 vamos celebrar o sexto aniversário da MONTIS (criada a 23/03/2014), num fim-de-semana preenchido dedicado aos sócios que se quer de convívio, prestação de contas e actividades relacionadas com o mundo natural.

Nesta Festa da Montis irá decorrer um "Workshop de Identificação de Avifauna" - pré-inscrições aqui - em simultâneo com passeios interpretativos da paisagem e biodiversidade pelo Concelho de Vouzela, a Assembleia Geral e um jantar convívio. Podem inscrever-se nas várias actividades neste formulário.


No Sábado, 28 de Março, começaremos por um passeio pela paisagem em regeneração de Vermilhas, no Parque Natural Local Vouga-Caramulo.

Dólmen da Lapa da Meruje. Foto daqui.
Iremos caminhar por entre lameiros e carvalhais, onde os bolbos de Primavera já começaram a abrir, visitar o carvalho centenário e subir até à Lapa da Meruje. Deste ponto mais alto da caminhada iremos descer até aos lameiros adjacentes da propriedade da Montis, onde nos vamos reunir com os participantes do workshop para um almoço-merenda ao ar livre. 
Pelas 14h00, no EcoMuseu de Vermilhas, teremos a Assembleia Geral da MONTIS, para prestarmos contas aos sócios sobre o trabalho que realizámos em 2019 e discutirmos o que planeamos para 2020. Como é óbvio, não é necessário os sócios inscreverem-se para a Assembleia Geral, a sua inclusão no formulário é meramente informal para ajudar a planear a sua logística.

O Mercado Municipal, ao lado da sede da MONTIS.
Após a Assembleia, os participantes do workshop enveredarão num passeio de identificação de aves ao lusco-fusco, enquanto os restantes participantes poderão continuar a explorar o Concelho e Vila de Vouzela e se poderão aperaltar para o jantar convívio que teremos em Vouzela. O jantar, tipo buffet, irá ter lugar no Mercado Municipal, adjacente à sede da associação, tem o custo de 12€ e, como as restantes actividades, carece de inscrição.

Já no Domingo, 29 de Março, vamos subir até à Mata da Nossa Senhora do Castelo, num passeio interpretativo do percurso PR1 do Concelho de Vouzela. Vamos caminhar pela antiga linha de caminhos-de-ferro e observar a paisagem que nos rodeia. Terminamos com uma merenda antes de nos despedirmos até uma próxima oportunidade! 

Ponte Férrea de Vouzela, sobre o rio Zela, hoje pedonal.

Os dois passeios têm dificuldade baixa/média (pelo desnível) e serão circulares. Estaremos disponíveis para apoiar com transporte quem queira apenas percorrer a pé partes do percurso, para que ninguém fique excluído. Se o desejar, pedimos que nos informe.

Inscrições/informações podem ser feitas/pedidas para: montisacn@gmail.com / 232 774 040 / Formulário

Será necessário indicar:
- nome completo, data de nascimento e número de cartão de cidadão para efeitos de seguro;
- restrições alimentares, para o jantar e almoços-merenda.

A inscrição nos passeios e almoços é gratuita. A inscrição no jantar convívio (tipo buffet) tem o custo de 12€ por pessoa.

Como usual, estamos a organizar um banco de boleias, pelo que se tiver lugares ou precisar de lugares faça-nos chegar essa informação através do formulário de inscrição.

Até lá!


Comentários