Apanha de bolotas e novos voluntários

Outubro 2018


A Associação Montis tem neste momento 414 sócios.

No dia 17 de Novembro há um colóquio em Tramagal/ Abrantes, cuja visita, da parte da tarde, será a uma propriedade da Altri que poderá vir a ser gerida pela Montis (cerca de 100 hectares). Abaixo está toda a informação.

Durante este mês colocaram-se bolotas nos tabuleiros para Gaios já instalados e ao contrário da qualidade reduzida da primeira leva de bolotas, as colheitas para os reenchimentos pareceram bem mais promissoras.


A partir das colheitas de bolotas, começaram-se ainda as sementeiras diretas conjuntamente com algumas plantações junto a linhas de escorrência de água na zona do 2º fogo controlado, no baldio de carvalhais. As câmaras de foto armadilhagem registaram uma lebre, junto à zona do 1º fogo, confirmando o que se admitia a partir das latrinas que aí existem.

No Carvalhal de Vermilhas retomaram-se as podas de condução da regeneração de natural e ainda se plantaram alguns carvalhos para adensar zonas em que a regeneração foi mais fraca.

Apesar de muito reduzido, existe ainda um pequeno núcleo de acácias no baldio da Granja, numa zona inclinada e de difícil acesso, com plantas que neste momento ainda não têm espessura suficiente para descasque, não sendo possível arrancá-las por causa da extensão do sistema radicular.

Tal como anunciado, no dia 24 de Outubro era para se ter realizado o fogo controlado na 3ª zona destinada a este tipo de gestão. No entanto, não estando assegurados todos os requisitos necessários, a queima teve de ser adiada.

Também este mês demos as boas vindas a 3 voluntários de longa duração: o Giovanni, a Laura e a Adèle, de nacionalidades Italiana, Espanhola e Francesa, todos com alguma experiência e interesse pela Conservação da Natureza e que ficarão com a MONTIS entre 2 e 12 meses ao abrigo do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE 17 ESC/PT/003). Estes voluntários irão participar nas várias atividades de voluntariado e serão um apoio na gestão das propriedades.

Próximas actividades


O pagamento da inscrição do colóquio pode ser efetuado no dia.

O que tem acontecido por cá

- De 5 a 7 de Outubro foi fim-de-semana académico no baldio de Carvalhais, S. Pedro do Sul com a V.OU pela Natureza (VpN) onde recolhemos bolotas, enchemos tabuleiros para gaios, construímos gabiões e se terminámos com registo de observações de espécies.

- No dia 10 de Outubro, em parceria com a Plantar uma árvore, um grupo de colaboradores da DHL colocou 3 gabiões e plantou 15 carvalhos na zona do 2º fogo do baldio de Carvalhais, S. Pedro do Sul.

- No dia 13 de Outubro, em parceria com a Plantar uma árvore, e com voluntários do grupo COPO continuámos os trabalhos de dia 10 e colocámos 3 gabiões, começámos uma grande paliçada e plantámos 57 carvalhos.

- No dia 14 de Outubro, em parceria com a Plantar uma árvore, um grupo de colaboradores da HUF de Tondela esteve no Carvalhal de Vermilhas, Vouzela a fazer podas na regeneração de pé de carvalhos, a recolher bugalhos e a plantar 25 carvalhos.

- No dia 20 de Outubro, retomámos os trabalhos de corte de canas na Herdade do Freixo do Meio, Montemor-o-Novo.

- No dia 28 de Outubro, percorremos um troço do caminho pedestre da Penoita e discutimos a regeneração pós-fogo e as hipóteses de controlo de combustíveis.

- No dia 29 de Outubro terminámos o mês com um voluntariado com a associação ASSOL na Cerdeirinha, Valadares com podas, sementeira direta e plantações.



Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura.


English summary

At the present date, Montis has 414 associates.

On the 17th Nomvember, there will be a conference in Tramagal/Abrantes, which will finish in a visit to the Altri’s property which might be managed by Montis in the future (about 100 hectares).

During this month the jay trays already put in the properties were filled with acorns and on the contrary to the reduced quality of the first collected acorns, these last ones seemed more promising.

With the collected acorns, direct seeding was started in parallel with plantation along the water runoff lines in the 2º prescribed fire area, in Baldio de Carvalhais. The photocamera traps have caught a hare, close to the 1º prescribed fire area, which confirms what was predicted by the latrines in the area.

In Carvalhal de Vermilhas, natural regeneration driving pruning as been restarted and some oaks have been planted in areas with less natural regeneration.

Even though very reduced, there is still a small Acacia nucleus in Baldio da Granja, settled in a steep area and with difficult access. The plants in the area are not thick enough to do acacia shelling yet. The radicular system of the Acacias is very extensive which makes it impossible to pull them from the root.

As announced, on the 24th October there was supposed to be done a prescribed fire in the 3th parcel of Baldio de Carvalhais. However, without all the measures insured the prescribed fire was post-poned without a defined date.

This month, Montis has welcomed 3 long term volunteers: Giovanni, Laura and Adèle, from Italy, Spain and France, with experience and interest for Nature Conservation. The volunteers will be in MONTIS between 2 months and 12 months in the project LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE 17 ESC/PT/003). These volunteers will participate in the various activities of MONTIS and will be an extra support in the management of the properties.

Our next activities:
- 3rd and 4th November: Academic volunteer weekend in Vermilhas
- 10th November: Volunteer in Baldio de Carvalhais
- 17th Conference “Other management of landscape”
- 24th Monthly walk “The Goats in Serra dos Candeeiros”

For more information contact us via montiacn@gmail.com, +351 232 774 040, or check our blog (http://montisacn.blogspot.pt/) and Facebook page (https://www.facebook.com/montisacn/).

Comentários