Aos poucos vai-se compondo

Aproximando-se o início da Primavera chega a altura de dar prioridade aos trabalhos de condução da regeneração natural e de começar a focar no controlo de acácias (espécie invasora) pelas propriedades. Este Sábado, dia 9 de Março, foi a vez do baldio da Granja.

Esta propriedade que tem cerca de 3 hectares, foi afectada por incêndios florestais e tem uma considerável regeneração de carvalhos, sobreiros e pinheiros existente na área. O baldio, que tem um declive acentuado e, por tal, acesso difícil, apresentando na parte inferior um bom coberto arbustivo, com as espécies acima referidas, eucaliptos e outra vegetação como giestas e silvas.
Na parte de cima, e uma das razões pela qual a Junta de Freguesia de Valadares protocolou com a Montis a gestão desta propriedade, encontram-se diversos núcleos de mimosas, que estão a regenerar de raiz nas acácias descascadas em actividades passadas.

Acácias descascadas no dia 27 de Março

No dia 27 de Fevereiro a equipa técnica da Montis em conjunto com os voluntários de longa duração do projecto LIFE Volunteer Escapes foram até a propriedade avaliar quais seriam os seguintes passos de gestão.
Sendo então os focos de acção destacados pela anterior visita de campo, a condução da regeneração natural e controlo de espécies invasoras, no dia 9 de Março juntámo-nos (voluntárias de longa duração - LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT/003) e eu) com o Francisco, o Vasco e o Henrique (ex-voluntário do projecto LIFE Volunteer Escapes durante o verão de 2018 no parceiro Plantar uma Árvore), participantes deste voluntariado, para fazer algum trabalho.

Equipa de sábado no voluntariado no âmbito do projeto LIFE ELCN (LIFE16 PRE/DE/005)

Chegando a meio da propriedade, onde se encontra a maioria dos carvalhos e sobreiros em regeneração, o Henrique e o Francisco detetaram imediatamente um impasse já por nós conhecido: devido aos fogos, o caminho que divide a propriedade a meio, e onde está o foco de maior trabalho, encontrava-se bloqueada por pinheiros caídos. Contudo, como a manutenção deste acesso não era a nossa principal tarefa para o dia, contornamos o problema e começámos o trabalho de podas e entrelaçados das guias mais fracas das árvores em regeneração na encosta desimpedida.


Depois de o Vasco se juntar a nós mais tarde na manhã e de fazermos uma pausa para almoço, pensámos novamente na questão do acesso e decidimos que seria ideal (e por maior iniciativa dos voluntários deste dia) fazer a manutenção deste acesso e retirar do caminho as árvores caídas dando uma maior capacidade de deslocação na propriedade. Assim dividimo-nos em 2 equipas, uma que se focaria no descasque das acácias no topo da propriedade e outra no desimpedimento do caminho.


O sol começou a ficar um pouco intenso e foi tempo da equipa de manutenção se juntar à equipa de descasque, usando os arbustos como guarda-sol e intervencionando, com cuidado de não perturbar os muitos polinizadores que por ali andavam, as restantes mimosas. Ficando apenas a uma dúzia e meia de acácias para considerar toda a área "descascada", terminámos a manutenção do acesso e fizemos mais algumas podas.


Cumpridas as tarefas do dia, fomos conhecer o trilho da propriedade até ao rio e refrescar-nos deste dia de voluntariado. Muito obrigada a todos os que estiveram connosco e até uma próxima actividade.


Comentários