Um lagarto de água como monitor

O voluntário académico deste fim-de-semana para além de contar com os 11 voluntários, 7 do NEBAAC (Núcleo de estudantes de biologia da associação académica de Coimbra) e 4 voluntários de longa duração (LIFE VOLUNTEER ESCAPES LIFE17 ESC/PT/003), contou também com visitas surpresa da fauna do baldio de Carvalhais.


Foi logo no início da atividade, que nos deparámos com um lagarto de água a observar-nos. Estávamos na zona queimada em Janeiro, junto da faixa de contenção entre o 2º e o 3º fogo controlado, numa linha de escorrência de água, a começar a construção de 2 paliçadas e 2 gabiões com o objetivo de acumulação de sedimentos para potenciar o estabelecimento de biodiversidade de galeria ripícola, quando à procura de madeira nos deparámos com o lagarto com cabeça azul.



Adensando as áreas adjacentes, que foram sendo intervencionadas durante o inverno nomeadamente através de plantações, plantou-se 30 árvores das que foram oferecidas pelo sócio Tiago Luís do viveiro do Movimento NaturezaViva.



Terminado o dia tivemos ainda a visita do Sr. Francisco que nos levou a conhecer os moinhos do Pisão e partilhou connosco as lendas da região.



No domingo dedicámos o dia ao registo da biodiversidade utilizando a aplicação iNaturalist. Assim, de binóculos nos olhos e com guias e telemóveis nas mãos, subimos ao baldio e fomos tentando identificar fauna e flora que fomos encontrando.

Voluntariado académico Março LIFE ELCN LIFE16 LIFE PRE/DE/005
Assim, observámos várias espécies de polinizadores, como borboletas e abelhas, e anfíbios e répteis como rã verde, rã ibérica, tritão de ventre laranja e lagartixa para além das habituais giestas, salgueiros, urze, carqueja, tojo e quercíneas.


Obrigado a todos pela motivação e todo o interesse! Contamos convosco numa próxima.

Comentários