Junho de biodiversidade

Junho 2019
Vista de uma das propriedade a adquirir na Pampilhosa da Serra

A Associação tem neste momento 428 sócios.

Os Relatórios de Gestão e Planos de Acção da Montis de 2019 para as propriedades geridas estão em processo de revisão, e poderão ser consultados aqui (a pasta irá sendo actualizada).

Infelizmente os vendedores das propriedades próximas de Vermilhas, no momento da assinatura do contrato-promessa de compra e venda resolveram colocar novas questões, em especial um eventual aumento do preço ou um corte prévio de carvalhos. A direcção considerou esta atitude como uma quebra grave de confiança e prescindiu desta compra, apesar de todo o tempo investido nela, tendo-se começado a procura de alternativas que caibam nos quase 10 mil euros angariados na campanha “Como coisa que nos é cedida” e que se destinavam à compra destes terrenos.

Tem havido um aumento na biodiversidade registada nas propriedades geridas, a vegetação encontra-se já com alguma altura, os caminhos começam a ficar cobertos por silvas e fetos, a regeneração natural dos carvalhos e sobreiros é cada vez mais visível e os avistamentos de fauna também têm aumentado (provavelmente, pelo menos parcialmente, por ser também maior o esforço de observação e registo). Tem-se mantido um foco na manutenção de acessos das propriedades, com abertura de novos caminhos e manutenção de outros já abertos, bem como uma grande incidência no trabalho de condução de regeneração natural, potenciando o crescimento das árvores.


No dia 29 de Junho, com a orientação da Fátima do Gabinete de Turismo de Vouzela, fomos até Carvalhal de Vermilhas, fazer uma adaptação do percurso pedestre PR9 “Quercus robur” do Parque Natural Vouga-Caramulo. Este percurso, afectado pelo fogo de 2017, passa por bosquetes de carvalhos que antes vigorosos, estão agora a regenerar a maioria de copa; por currais, canastros e medeiros e por um carvalho alvarinho centenário, com cerca de 239 anos, que está a regenerar de copa despois do fogo.


Demos as boas-vindas este mês ao voluntário rotativo MONTIS – SPEA, Pedro Freitas, do Porto, ao projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003) que estará connosco a apoiar a gestão das propriedades da Montis e sob sua gestão até Dezembro.

Próximas actividades



Ver mais sobre o Campo de Trabalho Internacional aqui

O que tem acontecido por cá

- No dia 8 de Junho, tivemos voluntariado na propriedade de Cerdeirinha, com a participação de 5 voluntários (3 incluídos no projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES) dedicado à continuação da condução de regeneração natural dos carvalhos e sobreiros da área gerida. Esta condução feita através da escolha de guias mais fortes e poda das restantes permitirá acelerar o processo de reconversão do eucaliptal instalado na propriedade em bosque de carvalhos/sobreiros.


- O “Dia no Carvalhal”, realizado no dia 22 de Junho nas propriedades da Montis no Carvalhal de Vermilhas, destinou-se também na condução de regeneração natural. A propriedade tem apresentado uma evolução interessante depois do fogo de 2017, com aumento da biodiversidade tanto faunística como florística, tornando-se importante o foco da condução da regeneração natural para ajudar os carvalhos a ganhar altura em relação à demais vegetação.

- Após a actividade do “Dia no Carvalhal” e também no dia 23 de Junho, estivemos no Festival OCUPAI 2019 organizado pela Binaural/Nodar em Cambra, Vouzela. Apresentando aos interessados a gestão que trazemos às propriedades que gerimos, programas de voluntariado e actividades.

Contactos e Inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

The association has 428 members at the moment.

Unfortunately the sellers of the properties near Vermilhas, in the moment of the signing of the contract promise buy and sell decided to put new questions, specially an eventual rise of the price or previous-to-sell cut of the properties oaks. The headboard regarded this as a serious breach of trust and has dispensed this buying, despite all the time invested. New alternatives have started to show and been searched that fit on the 10 thousand euros raised during the crowdfunding "Something entrusted to us" that was destined to the acquisition of these lands.

An increase in biodiversity has been registered in the managed properties, the vegetation has now some weight, the paths start to be covered by brambles and ferns, the natural regeneration of oaks and cork oaks is more and more visible and the sightings of fauna have also increased (probably, at least to some extent, to have a major focus of observation and register). A focus in the maintenance of the properties accesses has been made, with opening of new paths and maintenance of already opened ones, as well as an increase in the work of supporting natural regeneration with pruning promoting the growth of trees.

The Life VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003) project has recevied a new volunteer, Pedro Freitas, from Porto, that will help in the management of the properties until December.

NEXT ACTIVITIES:
- 13th July: Volunteering in baldio da Granja

- 20th July: Bioblitz in Vermilhas

- 27th: Walk: In slopes of São Cristóvão

- 10th and 11th August: Day and Night in Oakland

- 17th August: Walk - Teixeira River

- 24th August: Bioblitz in Cerdeirinha

- 26th August to 1st September: International Workcamp in Vieiro and Costa Bacelo 

Comentários