Resumo da gestão de 2019

Dezembro 2019


A associação tem neste momento 473 sócios.

A 14 de Dezembro, foi eleita a nova direcção e os novos órgãos sociais da Montis que estarão em mandato até 2023.



Durante 2019, demos continuidade às tarefas de gestão nas propriedades que gerimos através da realização de projectos, e do apoio dos sócios e voluntariados.  Apresenta-se em seguida um resumo das intervenções em 2019:

No baldio de Carvalhais, em Janeiro de 2019, realizou-se uma acção de fogo controlado. Durante o ano, o principal foco de acção nesta propriedade foi a manutenção de acessos, caminhos (nomeadamente as faixas de contenção) e plantações, que englobaram as épocas de 2018/2019 e 2019/2020, perfazendo um total de 9170 árvores plantadas. A taxa de sobrevivência das plantações na época de 2018/2019 foi de 7%. Na área de fogo controlado de 2019 identificou-se um aumento da biodiversidade da vegetação – onde antes existia um giestal, agora encontram-se urzes, tojos, carquejas e fetos.

Em Vermilhas e Cerdeirinha, deu-se continuidade aos trabalhos de condução da regeneração natural dos carvalhos e sobreiros existentes nas propriedades. Adicionalmente, removeu-se alguma vegetação rasteira e mato, facilitando o crescimento dos mesmos (70% da área já foi intervencionada). De forma a alcançar novas áreas de intervenção, abriram-se novos caminhos e limparam-se os existentes. 

Sobreiros podados em Cerdeirinha

Em Vieiro e Costa Bacelo, as atividades de gestão consistiram em reforçar as acções de engenharia natural, a condução da regeneração natural, as plantações, a manutenção de acessos e controlo de invasoras. As acácias estão a regenerar, no entanto, para já, as háqueas não apresentam sinal de regeneração. Abriram-se novos caminhos, possibilitando um acesso mais direto entre a aldeia de Deilão e a propriedade de Vieiro. No caso de Costa Bacelo, criaram-se novos acessos às áreas de acacial mais densas. Foram ainda plantadas cerca de 637 árvores (carvalhos alvarinho, negral, amieiros e freixos) em Vieiro. 

A gestão do baldio da Granja teve como prioridade o controlo de invasoras – onde está o núcleo central de acácias extensamente intervencionado (mais de 80%) – e a limpeza de acessos devido à queda regular de árvores mortas. Foram feitas atividades de condução de regeneração natural, em cerca de 30% das árvores intervencionadas.

Pampilhosa da Serra, nomeadamente na propriedade de Soalheira, foram realizadas acções de condução e regeneração natural do pinhal existente. A propriedade é caracterizada por apresentar solos secos e pobres, com a presença de pinhais, medronhais e eucaliptais.
Visitou-se Levides recentemente para se delinear um plano de gestão.

Recebemos, de 9 a 15 de Dezembro, as equipas da “Plantar uma Árvore” (de Sintra e Vila Pouca de Aguiar), que auxiliaram na gestão das propriedades, plantando 2000 carvalhos e árvores de galeria ripícola. A semana foi de trabalho e convívio entre os voluntários de longa duração do “LIFE VOLUNTEER ESCAPES” (LIFE17 ESC/PT/003) que estão nas duas associações.


Próximas actividades





Ver mais sobre o voluntariado no Carvalhal de Vermilhas aqui.
Ver mais sobre Passeio: Serra de Montemuro aqui.
Ver mais sobre voluntariado em Vieiro-Plantações aqui.
Ver mais sobre Passeio: Buçaco, Gestão de invasoras e Habitats aqui.

O que tem acontecido por cá

- Dia 7 de Dezembro foi dia de voluntariado no baldio de Carvalhais dedicado à plantação de 120 carvalhos negral na zona do terceiro fogo controlado.

- Em Vouzela, no dia 14 de Dezembro, depois da Assembleia Geral da Montis, teve lugar a exibição de 2 episódios do documentário “1001 Margaraças” dos sócios, Pedro Lérias e Paulo Martinho, que descreveram e mostraram várias áreas florestais e a sua gestão em Portugal.
 
 
- No fim-de-semana de 14 e 15 de Dezembro ocorreu uma atividade de voluntariado académico com a “VO.U pela Natureza” no baldio de Carvalhais. Os voluntários estiveram perto da faixa de contenção do segundo fogo controlado, plantando cerca de 249 carvalhos, e nas linhas de água não-permanentes da zona do terceiro fogo controlado, onde plantaram cerca de 150 freixos.

- Dia 28 de Dezembro, realizou-se um passeio sobre biodiversidade ao Caramulinho, ponto mais alto da Serra do Caramulo (1074 m de altitude), onde se discutiu a gestão da paisagem naquela região. As paisagens, que são um mosaico de pastagens com áreas florestais/matos, demonstram a gestão dos combustíveis finos feito através do pastoreio. Passando algumas aldeias serranas, visitou-se o Posto de Observação da Natureza da Aldeia de Jueus, conversando sobre a flora autóctone e rara da Serra do Caramulo.


Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/), site (http://montisacn.com/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

The association has 473 members.

On December 14th, a new headboard and social members of Montis were elected. The new mandate will be in place until 2023.

During 2019, we continued the management tasks in the properties we manage, through projects and support of memebers and volunteers. Here is a summary of the 2019 interventions:

- Baldio de Carvalhais: in January 2019, we made the third prescribed fire in the property. During the year, the main focus in this property was the maintenance of accesses, paths (mainly the contention paths for prescribed fires) and plantations. With 9170 trees planted.

- Vermilhas and Cerdeirinha, we continued the work on boosting the natural regeneration by prunning of the oaks and cork-oaks in the properties. Additionally, some vegetation was removed to promte the growing of these trees. New paths were open to get access to new areas of management.

- Vieiro and Costa Bacelo, the management activities consisted in strengthening the natural engineering theciniques already in place, support of natural regeneration, plantations, maintenance of accesses and control of invasive species. New paths were open that allowed a better access between the village of Deilão and the property of Vieiro and to new invasive species areas in Costa Bacelo.

- Baldio da Granja: we focused on the control of invasive species (currently controlled to 80%), maintenance of accesses due to the regular falling of dead trees.

- Pampilhosa da Serra: management as been focused mainly on support the natural regeneration on the existing pine land.


NEXT ACTIVITIES:

- 12nd January: Volunteering day in Carvalhal de Vermilhas HERE
- 18th January: Walk in Serra de Montemuro HERE
- 8th February: Volunteering day in Vieiro - Plantations HERE
- 29th February: Walk in Buçaco, management of invasive species and habitats HERE


 





Comentários