Voluntariado na Malveira

Este dia 10, além do voluntariado em Levides, estivemos em simultâneo na propriedade gerida pela MONTIS na Malveira onde 21 voluntários dedicaram a sua manhã para a plantação de 130 árvores nativas.

A manhã foi alternada por períodos de sol com aguaceiros, aos quais resistimos para dar seguimento aos esforços de reflorestar uma área de clareira. Nesta área, na qual foram depositados materiais provenientes da autoestrada e onde a regeneração natural é praticamente inexistente, a decisão foi de criar aqui uma bolsa de floresta nativa (ao contrário do inicialmente esperado, tem havido boas taxas de sobrevivência nas plantações anteriores).

As 130 árvores plantadas correspondem a 80 carvalhos-cerquinho (quercus faginea), 30 medronheiros (arbutus unedo) e 20 freixos (fraxinus angustifolia).

Árvores para a ação de plantação.

Os freixos foram colocados nas margens da linha de água, para apoiar a sua recuperação em cooperação com as técnicas de engenharia natural previamente aplicadas e que já mostram resultados.

Barreiras na linha de água e estacaria de salgueiros já a rebentar.

Os carvalhos e os medronheiros foram colocados na área ainda desocupada da clareira. Ao contrário das restantes plantações feitas nesta área de clareira, desta vez optámos por colocar alguns protetores. A opção foi tomada principalmente pela necessidade de marcar uma gestão ativa nesta propriedade, frequentemente sujeita a usos não autorizados.

Evidências de passagem de veículos no interior da área gerida.

Um obrigado a todos os que nos ajudaram em mais uma ação de gestão na propriedade da Malveira.

Comentários