Último mês de 2018

Dezembro 2018


A Associação tem neste momento 422 sócios.

Em 2018, já descontando os sócios que hoje deixarão de o ser por falta de pagamento de quotas em 2017, a Montis cresceu 45 sócios. É um bom desempenho, mas estamos longe dos 750 sócios necessários para pagar um secretariado e seria bom que com um esforço de cada um de nós conseguíssemos chegar aos 500 sócios até ao fim de 2019. Se puder ajudar a Montis a ter mais um sócio, está a ajudar muito mais do que parece.

Brevemente iremos começar a mandar as cartas individuais para as cobranças das quotas de 2019 (e de 2018, para quem ainda não as pagou). Este ano vamos ter um ano especialmente exigente financeiramente por causa dos projectos LIFE que temos em execução, em especial pela quantidade de voluntários de longa duração que estarão na Montis a partir de Janeiro (perto de dez). Não estranhe, por isso, que juntamente com o pedido de pagamento de quotas vá um pedido de uma doação extra, a pensar nos que podem e querem dar ainda mais uma ajuda.

Em Dezembro, foram plantadas 582 árvores (carvalho-alvarinho e carvalho-negral) constatando-se que os carvalhos-negral já começaram a perder a folha e os alvarinho ainda as mantêm.

Neste mês tivemos a doação da parte da União de Freguesias de Carvalhais e Candal de 212 árvores, 44 sobreiros (Quercus suber) e 168 carvalhos (Quercus robur) que foram plantados na propriedade do baldio de Carvalhais e Vieiro. O sócio Luís Filipe presenteou também a associação, pelo Natal, com 7 vazos de azevinhos (Ilex aquifolium) acabados de germinar que serão oportunamente plantados nas propriedades.


Um ano depois do crowdfunding “Sai o que semeia a semear”, ainda não houve registo de utilização dos tabuleiros pelos gaios. Estão instalados neste momento 5 tabuleiros, nas propriedades do baldio de Carvalhais, Cerdeirinha e Carvalhal de Vermilhas. Foi instalado um novo tabuleiro no dia 8 de Dezembro na propriedade de Vieiro, juntamente com plantações de carvalhos na área, controlo de invasoras e avaliação do desenvolvimento da propriedade para futuros trabalhos.


No dia 11 de Dezembro fizemos um terceiro fogo controlado no baldio de Carvalhais. Em parte pelas condições meteorológicas, em parte porque se preferiu reforçar primeiro a segurança da queima começando por queimar todo o perímetro,  apenas cerca de 15% da parcela designada para a acção foi queimada neste dia, reforçando-se a segurança da queima que se fará, em condições mais exigentes, para queimar os restantes 85% da parcela. No fim destes três fogos controlados, feitos em diferentes anos, teremos cerca de metade da propriedade intervencionada com fogo e metade sem intervenção com fogo, o que permitirá avaliar melhor os efeitos provocados pelas acções de gestão que estão em execução.

Recebemos o estagiário Manuel Machado, este mês, da Universidade do Porto que integrará o projecto LIFE Volunteer Escapes (LIFE17 ESC/PT/003), e estará a realizar seu estágio focado na avaliação da gestão das propriedades, o que esperamos que seja um bom apoio para os planos de acção e gestão das propriedades geridas pela Montis.

Próximas actividades


O que tem acontecido por cá

- Nos dias 1 e 2 de Dezembro, houve fim-de-semana de voluntariado académico com a V.O.U pela Natureza no baldio de Carvalhais. Sábado dividiu-se o grupo entre manutenção da faixa de contenção para preparação do terceiro fogo controlado e plantações perto de uma zona de escorrência de água.


- No dia 15 de Dezembro, estivemos na Feira de Associações do meet.Eco da Universidade de Coimbra, com bons resultados. Paralelamente, neste dia, houve voluntariado com o grupo dos escuteiros do agrupamento 1184 Campo, Viseu, no baldio de Carvalhais, dedicado a plantações.

- Dia 16 de Dezembro, realizou-se o passeio “Passado geológico do baldio de Carvalhais”, onde encontramos grauvaques, granitos e micaxistos, falhas e acção de erosão e discutimos sobre a formação do maciço da Gralheira onde se insere a Serra da Arada.

Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

Montis has 422 associates.

In 2018, Montis has grown 45 associates, excluding already the associates that will no longer members of Montis for lack of 2017 memebership payment. However it is a good effort, we are still far from the 750 associates needed to pay a good solid staff. Being an even greater effort getting to 500 associate until the end of 2019. If you can help to bring one more associate to Montis is a better help than you may think.

In December, 582 trees were planted (Quercus pyrenaica and Quercus robur).

One year after the crowdfunding "Sai o que semeia a semear", there is still no registered use of the trays by the jays. There are 5 jay trays installed between baldio de Carvalhais, Cerdeirinha e Carvalhal de Vermilhas. On the 8th December another jay tray was installed in Vieiro.

On December 11st there was the third prescribed burn in baldio de Carvalhais. Partly because of the meteorological conditions and partly because we prefered to reinforce the security of the burn by firstly burn all the perimeter, only 15% of the parcel designated for the action actually burned. The 85% will be later burn when the meteorological conditions are good for it.  After these three burns, more or less half of the property will be intervened with fire.

This month we receive the intern Manuel Machado, from Porto Univerisity that will be with the project LIFE Volunteer Escapes (LIFE17 ESC/PT/003), focusing his internship on the evaluation of the properties management.

Our next activities:
- 12nd January: Volunteer day in baldio de Carvalhais
- 26th January: Walk "by the stream of Ribamá"

For more information contact us via montiacn@gmail.com, +351 232 774 040, or check our blog (http://montisacn.blogspot.pt/) and Facebook page (https://www.facebook.com/montisacn/).

Comentários