Um bom começo

Janeiro 2019


A Associação tem neste momento 392 sócios.

No dia 7 de Janeiro, de 2019 fez-se o terceiro fogo controlado no baldio de Carvalhais, iniciado no dia 11 de Dezembro. Abriram-se novas possibilidades de gestão em 20 hectares, acessos a novas áreas de intervenção como cursos de água e áreas de plantação, nas quais já foram plantadas 1236 árvores desde o início do ano.


Neste mês gostaríamos de agradecer os diversos donativos, quer em dinheiro, quer em espécie. A União de Freguesias de Carvalhais e Candal ofereceu mais 40 carvalhos (Quercus spp.) à Montis para serem plantados no baldio de Carvalhais, e da parte do sócio André Dias recebemos 2 câmaras de fotoarmadilhagem que serão colocadas estrategicamente nas propriedades de forma a identificarmos a fauna que por lá anda. Deixamos também um agradecimento especial a todos os sócios que prontamente estão a responder ao nosso apelo para pagarem as quotas, alguns com generosos donativos, e a todas as mensagens de agradecimento e reconhecimento do trabalho feito por todos nós.

Iniciando-se um novo ano a equipa técnica tem estado a fazer reconhecimento das propriedades com os voluntários de longa duração, não só para um maior acompanhamento nas tarefas a executar como também para avaliar o progresso das propriedades e definir acções prioritárias em cada área. Até agora as saídas de campo foram feitas às propriedades Cerdeirinha (ver aqui), baldio de Carvalhais (ver aqui), Carvalhal de Vermilhas (na passada terça-feira dia 29) e na próxima semana iremos a Vieiro.

Sobreiral da Cerdeirinha em recuperação

Ainda em Janeiro, recebemos 5 novos voluntários de longa duração no âmbito do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003). A Tsvetelina Tomova (Búlgara), o Xavier Ballesteros (Espanhol), o Nico Espadilha (Alemão) e a Laura Jurkevičiūtė (Lituana), essencialmente envolvidos na gestão dos terrenos, o Gaspard Laplaine (Francês) explorará o envolvimento da comunidade com a MONTIS e ajudará na melhoria da comunicação da associação.


Próximas actividades


O que tem acontecido por cá

- No dia 12 de Janeiro, houve voluntariado no baldio de Carvalhais, em que os 12 participantes, voluntários de longa duração e equipa técnica, plantaram as primeiras 346 árvores (Quercus pyrenaica, Quercus robur e Quercus suber) do ano nas novas áreas abertas pela acção de fogo controlado realizada no dia 07/01/2019.

- O fim-de-semana de 19 e 20 de Janeiro foi de voluntariado académico no baldio de Carvalhais, desta vez aberto a toda a comunidade académica. Participaram 17 voluntários dos quais 4 eram voluntários de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES e, apesar do mau tempo no Sábado, foi instalado um tabuleiro para gaios no Bioparque do Pisão e foram recolhidas e feitas estacas de salgueiro que foram no Domingo colocadas nas zonas côncavas da área aberta pelos participantes no topo do baldio de Carvalhais. Esta ajuda dos voluntários com estacarias e com as 260 árvores (Quercus pyrenaica) plantadas, permitiu criar o primeiro passo para a reabilitação desta área que potenciará a recuperação do carvalhal nesta área.


- No dia 26 de Janeiro, tivemos um passeio orientado por Paulo Pereira, “Pela ribeira de Ribamá”, onde estiveram presentes 23 participantes e ao longo dos 7 km do percurso o Paulo partilhou os seus conhecimentos sobre a flora da região, nomeadamente sobre espécies comestíveis.

-Dia 30 de Janeiro, a MONTIS reuniu com os parceiros, Cooperativa Terra Chã, INIAV, Baldio da Alvadia e Aguiar Florestas, em Vermilhas para discutir a reformulação da candidatura ao LIFE Pastoreio. Um projecto focado no uso do pastoreio enquanto instrumento de gestão de paisagem.

Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

Montis has 392 associates.

In January 7th, 2019, happened the third prescribed fire in baldio de Carvalhais, started in December 11st, 2018. New possibilities for the managament of the 20 hectares are now open, accesses to new intervention areas such as water courses and plantation areas, in which 1236 trees were already planted since the beginning of the year. 

This month we would like to thank the several donations, either in cash or in kind. The União de Freguesias de Carvalhais e Candal offered more 40 oaks (Quercus spp.) to Montis. The oaks will be planted in baldio de Carvalhais. From the member André Dias the association received 2 photocameras, that will be placed strategically in the properties to identify the fauna in the area. We would like to also leave a special acknowledgement to all the members that are replying promtly to our peal to pay the fees, some with some generous donations, and to all the messages and recognition given to our work. 

This month we receive 5 volunteers within the project intern LIFE Volunteer Escapes (LIFE17 ESC/PT/003). Tsvetelina Tomova (Bulgarian), Xavier Ballesteros (Spanish), Nico Espadilha (German) and Laura Jurkevičiūtė (Lithuanian), essentially envolved in the properties management, and Gaspard Laplaine (French) will explore the enrolment of the community with MONTIS and help to improve the communication channels of the association. 

Our next activities:
- 9th February, volunteer day in Cerdeirinha
- 16th February, walk "Covas do Monte"

For more information contact us via montiacn@gmail.com, +351 232 774 040, or check our blog (http://montisacn.blogspot.pt/) and Facebook page (https://www.facebook.com/montisacn/).

Comentários