Em Julho

Julho 2019
Bolotas no baldio da Granja

A Associação tem neste momento 444 sócios.

Fizemos no dia 1 de Julho a primeira visita técnica às propriedades a adquirir pela Montis em Pampilhosa da Serra. Percorremos todas as propriedades, analisando e marcando os limites, tendo uma noção mais concreta da área das propriedades e do que precisa de ser feito por lá, sendo a nossa primeira tarefa certamente a manutenção de acessos.

Como os proprietários dos terrenos apalavrados em Vouzela quiserem renegociar as condições acordadas, já depois de estabelecido um acordo, abandonámos a compra desses terrenos e estamos a dar passos de comprar novos terrenos na Pampilhosa da Serra.

A Montis terá uma nova propriedade para gerir, com cerca de vinte hectares, em Arruda dos Vinhos.

Propriedade em Arruda dos Vinhos: Vale estreitinho

Os voluntários de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003), continuaram os trabalhos de condução de regeneração natural essencialmente nas propriedades de Vermilhas e Cerdeirinha e manutenção de acessos principalmente na propriedade da Cerdeirinha conseguindo-se agora aceder com facilidade à parte mais sul da área gerida. Estiveram ainda na preparação do campo de trabalho internacional da Montis a realizar de 26 de Agosto a 1 de Setembro em Vieiro e Costa Bacelo, com a abertura e manutenção de acessos aos locais de intervenção.

Abertura e manutenção de acessos na propriedade de Vieiro

Temos neste momento dois projectos a decorrer na associação para além dos financiados pelo programa LIFE, um no âmbito do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia, focado na conservação das áreas ardidas em Outubro de 2017 e outro no âmbito do “Educar-te para o Território” do Fundo Ambiental, que incluirá oficinas de alimentação e paisagem, a próxima já dia 3 de Agosto na Escola profissional de Vouzela.

No dia 27 de Julho tivemos um bioblitz no Carvalhal de Vermilhas com o professor António Luís da Universidade de Aveiro, na vertente da avifauna. Em transectos de 15 minutos, registámos a avifauna que se ia observando e ouvindo, com o auxílio dos guias de aves e ajuda do professor na identificação das espécies, avistando desde chapins a pica-paus e aves de rapina. Durante a caminhada ainda saltou à vista a diversidade de borboletas que se vão encontrando pela vegetação no pós-fogo.

Próximas actividades


Ver mais sobre a Oficina de Alimentação e Paisagem aqui
Ver mais sobre a Noite e o dia no Carvalhal aqui.
Ver mais sobre o Campo de Trabalho Internacional aqui.
Ver mais sobre o Colóquio "Paisagem de todos gerida por todos" aqui.
Ver mais sobre o Seminário LIFE VOLUNTEER ESCAPES: "Voluntariado para a Conservação da Natureza" aqui

O que tem acontecido por cá

- Nos dias 5 e 6 de Julho, os voluntários do LIFE VOLUNTEER ESCAPES estiveram a ajudar no ASSOL Fest, um festival desenvolvido pela Associação de Solidariedade Social de Lafões, uma associação parceira da Montis.

- Dia 13 de Julho, no baldio da Granja, tivemos dia de voluntariado, dedicado essencialmente à condução da regeneração natural dos carvalhos da propriedade. Foi também feita alguma manutenção de acessos devido aos pinheiros caídos nos caminhos das propriedades aproveitando também para chegar até ao núcleo de acácias que tem vindo a ser controlado na propriedade onde já algumas destas invasoras parecem apresentar uma cor amarelada e castanha.


- No fim-de-semana de 13 e 14 de Julho, em Costa Bacelo, recebemos a equipa de coordenadores da VO.U. pela Natureza, que escolheram as actividades da Montis nesta propriedade, controlo de espécies invasoras (acácias e háqueas), para reforçar a consolidação da equipa.

- No dia 27 de Julho, com ponto de encontro no Mosteiro de São Cristóvão de Lafões, começámos o nosso passeio por uma visita guiada ao mosteiro, conhecendo a sua história, desde os aquedutos até ao claustro, prosseguindo depois até ao baldio da Granja onde descendo pela propriedade fomos falando da gestão que tem sido feita na área gerida bem como a comparação entre a vegetação encontrada nas encostas do baldio e as encostas do mosteiro.

Fotografia do sócio Rui Ferreira

Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura.

English summary

The association has 444 members at the moment.

At 1st July we had the first technical team visit to the properties Montis is buying in Pampilhosa da Serra. We walked through all the properties, analyzing and marking the boundaries, having a more concrete notion of the area of properties and what needs to be done there, being our first task certainly the maintenance of accesses.

As the owners of the properties we had worded in Vouzela decided to renegotiate the conditions already agreed, after established an agreement, we decided to abandon the acquisition, and we are making efforts to buy new properties in Pampilhosa da Serra.

Montis has acquired a new more or less 20 hectares property to manage, in Arruda dos Vinhos.

The long-term volunteers in the project LIFE VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003), have continued their work in supporting natural regeneration essentially in Vermilhas and Cerdeirinha properties, and the maintenance of accesses mainly in the property of Cerdeirinha were they have reached now the south part of the property creating accesses to new managing opportunities. They were also in the preparation of the International Workcamp of Montis, happening between the 26th of August until the 1st of September in Vieiro and Costa Bacelo with the opening and maintenance of accesses to intervention areas.

We have now two projects developing in the association besides the ones financed by the LIFE program, one in scope of "Fundo Recomeçar" from Santa Casa da Misericórdia, focused on the conservation of burned areas in October 2017 and the other in scope of "Educar-te para o Território" from Fundo Ambiental, which will include Landscape and Food workshops, the first one on the 3rd August in the Professional School in Vouzela.


NEXT ACTIVITIES:
- 3rd August: Landscape and Food Workshop

- 10th and 11th August: Day and Night in Oakland

- 17th August: Walk - Teixeira River

- 24th August: Bioblitz in Cerdeirinha

- 26th August to 1st September: International Workcamp in Vieiro and Costa Bacelo 

- 7th September: Seminary "Landscape of all, managed by all"

- 7th and 8th September: Volunteering weekend in Pampilhosa da Serra

- 10th September: Seminary LIFE VOLUNTEER ESCAPES: "Volunteering for Nature Conservation"

- 14th September: Volunteering day in Cerdeirinha

- 14th September: Landscape and Food Workshop

- 21st and 22nd September: Volunteering weekend in Cerdeirinha

- 28th September: Walk in Valadares

Comentários