Aberta a época de plantações

Outubro 2019

Empadão de borrego - Oficina de Cozinha e Paisagem 3/11/2019

A associação tem neste momento 465 sócios.

Esta carta saiu um bocadinho mais tarde para se poder usar como exercício na formação em comunicação dos dias 4 e 5 de Novembro.

Até dia 15 de Novembro estarão abertas as candidaturas de listas aos órgãos sociais da Montis para o próximo mandato que será decidido no dia 14 de Dezembro de 2019 na Assembleia Geral Ordinária no Ecomuseu de Vermilhas pelas 14:00.

Começou a época das chuvas e com isto abrimos também a nossa época de plantações. Temos para esta época (até meados de Março em princípio) o objectivo de plantarmos 17000 árvores autóctones, entre carvalhos alvarinhos, negrais, sobreiros, e árvores de galeria ripícola, isto é as que ficam junto de linhas de água, como os amieiros.

Lançámos um desafio neste mês aos nossos sócios, e todos os interessados, de contribuírem para esta época de plantações com doações, quer de árvores já germinadas quer de sementes. A adesão a este desafio, que tem sido bastante positiva e desde já agradecemos, começou pelo envio de 8 kg de bolotas da Casa de Ínsua (Caminha) com a surpresa de 2 kg adicionais de castanhas.


Estes 2 kg adicionais de castanhas, que vieram por engano no lugar de mais um saco de bolotas, irão ser semeadas também pelas propriedades juntando alguns castanheiros à biodiversidade das mesmas (e quem sabe um dia darem castanhas para um bom magusto).

As primeiras 177 árvores desta época, plantámos num voluntariado corporativo com o grupo Auchan, no dia 22 de Outubro no baldio de Carvalhais, a propriedade de maior área que gerimos e com menos porte arbóreo. As plantações continuaram, durante o mês, com os nossos voluntários de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES [LIFE17 ESC/PT/003] na mesma propriedade.


Próximas actividades



Ver mais sobre o Voluntariado em Cerdeirinha aqui.
Ver mais sobre o Colóquio "Era necessário trazer Fogo e Alimento" com oficina de cozinha e paisagem aqui.
Ver mais sobre o Passeio de Novembro (mais informação brevemente).
Ver mais sobre a Assembleia Geral Ordinária aqui.

O que tem acontecido por cá

- A 5 e 6 de Outubro, tivemos um voluntariado académico no âmbito do Fundo Recomeçar, no Carvalhal de Vermilhas, com os voluntários da VO.U pela Natureza. As actividades do fim-de-semana dividiram-se entre a condução da regeneração natural dos carvalhos da propriedade (pela selecção de guias mais fortes), manutenção de caminhos que com as chuvas e a vegetação já se encontravam ligeiramente cerrados e registos de biodiversidade.


- No dia 9 de Outubro, estivemos com a ASSOL – Associação de Solideriadade Local de Lafões em Vermilhas, para um dia de voluntariado. De manhã dividimo-nos em dois grupos. O primeiro, com pessoas com mobilidade reduzida, ficou encarregue de fazer sementeiras, em cuvetes, de bolotas previamente apanhadas. E o segundo foi até às propriedades da Montis para fazer condução da regeneração natural das árvores do terreno. De tarde, juntámo-nos para um pequeno jogo de bingo da biodiversidade, identificando espécies de fauna e flora daquela zona.

- No dia 11 de Outubro, os voluntários de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES, foram até Covas do Monte ajudar algumas pessoas da aldeia na desfolhada. 


- O passeio de Outubro, foi a Vale Estreitinho no dia 13 do mês, para conhecermos a propriedade com quem estava apalavrado um protocolo de gestão e discutir as tarefas que poderemos fazer para melhorar a biodiversidade do terreno. Infelizmente tudo aponta para que a Montis não venha a gerir esta propriedade, dada a alteração de intenções dos seus donos.

- A 14 de Outubro, em Oliveira de Frades, com a ASSOL fizemos mais uma oficina de Cozinha e Paisagem no âmbito do projecto “Era necessário trazer fogo e alimento” com o Chef António Alexandre. O tema desta oficina: a Laranja, que representa uma das culturas agrícolas da região. De manhã, com uma cozinha ao vivo, fizemos uma esmagada de batatas, legumes e frango salteado. Da parte da tarde, fizemos uma sopa de cenoura e laranja, com uma esmagada de batata com laranja e crostini de porco e uma salada de frutas caramelizada com laranja.


- Já nos dias 24 e 25, em Lisboa, estivemos presentes no 2º Encontro de Ciência Cidadã, em que apresentámos o trabalhámos que temos feito no registo da evolução das propriedades em termos de flora e fauna, como por exemplo os registos feitos nos bioblitzs que organizamos.

- Nos dias 25 e 26, na Irlanda visitámos um projecto, no âmbito do projecto LIFE ELCN, que financia pastores com base nos resultados de pastorícia que obtêm.

- No domingo, dia 27, recebemos um grupo de estudantes de Erasmus da Universidade de Aveiro, em Vouzela, para apresentarmos o trabalho que fazemos para a gestão de território e criação de biodiversidade.

Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

The association has 465 members.

This newsletter was released later than normal to be possible to use in an exercise in the communication training of 4th and 5th November.

Until November 15th the applications for the list to the social board of Montis will be open. The next mandate will be decided on the General Assembly on November 14th in the Ecomuseu de Vermilhas at 14:00.

With the start of the raining season we have started our plantation season as well. We will have for this season (until mid March probably) to plant 17000 autochthonous trees, oaks, cork oaks and riparian gallery trees to be close to the water lines, such as black alders.

We set a challenge this month to our members, and all interested ones, to contribute to this plantation season with donations. Be it of trees already germinated or seeds. The adherence to this challenge has been very positive and we would like to thank beforehand. We have already received 8 kg of acorns from the Casa de Ínsua (Caminha) that organised an activity to collect the seeds.

With this 8 kg of acorns, 2 kg of surprise chestnuts came along as a mistake. They will be seeded also in the properties, adding some chestnut trees to the biodiversity of the lands (and who knows, one day we will have a Portuguese Magusto with them).

The first 177 trees of this season, we planted during a company volunteering with the Auchan group, on October 22nd in baldio de Carvalhais, the biggest property me manage at the moment and will the lesser trees.
The plantations have continued, throughout the month, with our long-term volunteers of the project LIFE VOLUNTEER ESCAPES [LIFE17 ESC/PT/003] in the same property.

NEXT ACTIVITIES:

- 9th November: Volunteering day in Cerdeirinha, here

- 11th November: Colloquium "It was necessary to bring Fire and Food" with a Food and Landscape Workshop, here

- 30th November: Walk

- 7th December: Volunteering day in baldio de Carvalhais

- 14th December: Montis General Assembly, here

- 28th December: Walk

Comentários