Um voluntariado com prática e "teoria"

O fim-de-semana de 14 e 15 de dezembro foi de voluntariado académico com a VO.U. pela Natureza. A 4 voluntários de longa duração da Montis e à equipa de 6 pessoas da Plantar uma árvore de Vila Pouca de Aguiar, que esteve com a Montis durante toda a semana, juntaram-se 6 voluntários da VO.U. pela Natureza.


O foco deste fim-de-semana foram as plantações no baldio de Carvalhais, em duas áreas diferentes no topo da propriedade. 
Depois de montadas as tendas na área de campismo do bioparque, dirigimo-nos à primeira área a intervencionar, que alcançamos depois uma subida de 25 minutos. Esta área é uma área que tem vindo a ser intervencionada com o apoio da EDP renováveis, e que se encontra entre duas linhas de escorrência de água que são utilizadas pelo bioparque e pela junta de Carvalhais.



Por as condições não serem as mais favoráveis, com a chuva e o vento a quebrarem o empenho do grupo, ajustamos os trabalhos para concentrar os esforços na parte da manhã e fazer um almoço mais tardio. 
Tomando partido das preferências de cada participante fomo-nos dividindo e revezando, maioritariamente entre plantações e produção de estacas para marcação e delimitação das plantas. 
A marcação e delimitação destas plantas facilita a identificação das mesmas, e tem especial importância nesta área por ser frequentada por caçadores e trabalhadores do município.


Após um almoço tardio e troca para roupas secas, dirigimo-nos a Vouzela para assistir à exibição dos 2 primeiros episódios da serie documental 1001 Margaraças do Pedro Lérias e do Paulo Martinho. Sendo o segundo episódio sobre a Montis e focando no trabalho feito no baldio de carvalhais, onde estávamos em voluntariado académico, acabou por ajudar a responder a algumas questões que tinham sido levantadas durante o dia.
E através das imagens que foram aparecendo durante os episódios, para além de se conseguir ter uma visão mais alargada do baldio, que o nevoeiro não permitia, foi ainda possível destacar a evolução até ao momento. Tendo sido principalmente discutida a questão do fogo controlado.
A discussão sobre a regeneração natural, as intervenções com fogo controlado e as plantações foram sendo debatidas até ao jantar que foi sucedido por uma noite em acampamento sob chuva mais branda.



Durante o domingo, continuamos o voluntariado sob chuvas fortes. Com alguma rapidez fomos até ao terreno e começamos a plantar as árvores que tinham restado do dia anterior. Desta vez deslocamo-nos a uma área do terceiro fogo controlado, em que se está também a impulsionar a instalação de um bosquete. Para além de carvalhos, plantamos também 90 freixos junto a uma linha de água, na qual em atividades de voluntariado académico anteriores se tinha apostado em intervenções de engenharia natural.

Com as condições a piorarem tivemos de voltar para o bioparque, no qual acabamos por nos despedir a meio da tarde dos voluntários da Plantar uma árvore e da VO.U..
Apesar da chuva e do vento, os resultados da atividade foram bons, tendo sido plantadas cerca de 400 árvores.

Equipa voluntariado académico no âmbito do LIFE ELCN (LIFE 16 PRE/DE/005)
Obrigado a todos pela vossa motivação. Esperamos que apesar das condições desfavoráveis, tenham gostado da atividade. Ficamos a contar convosco já em janeiro.

Katia e Rita

Comentários

Enviar um comentário