Expandindo a àrea gerida

Setembro 2019


A Associação tem neste momento 463 sócios.

O processo eleitoral da Montis irá ser lançado brevemente, quem deseje apresentar candidaturas poderá começar a prepará-las.

Iniciámos as actividades de gestão nas propriedades em Pampilhosa da Serra, com um colóquio no dia 7 de Setembro englobado num fim-de-semana de voluntariado. No dia do colóquio, conhecemos diversos projectos de gestão da paisagem e fomos até às propriedades de Souto do Brejo para discutir a gestão que faremos nestas áreas sendo que no dia 8 de Setembro pusemos já mãos à obra na execução da condução dos pinheiros que se encontram nesta propriedade.


Foi apalavrado um protocolo de gestão para a propriedade de Vale Estreitinho com cerca de 20 hectares de terreno em Arruda dos Vinhos e foi assinado um protocolo de gestão a 10 anos para um conjunto de propriedades em Levides (Vouzela) com cerca de 6 hectares. No dia 13 de Outubro teremos um passeio à propriedade de Vale Estreitinho para discutir a gestão que por lá será feita.

Começámos, com a chegada do Outono, a encontrar bastantes bolotas nos terrenos, que nos ajudaram na manutenção dos tabuleiros para gaios e nas sementeiras directas que iremos fazer durante os próximos meses. A vegetação de Primavera e Verão também já começa a ser menor, com os fetos a secar e as árvores a perderem as folhas.

Ainda em Setembro, estando a pouco mais de metade do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES, no dia 10 de Setembro, na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia tivemos o segundo seminário do projecto “Voluntariado para a Conservação da Natureza” onde estiveram presentes diversos projectos de voluntariado de diferentes associações e/ou empresas a nível nacional e internacional. 


Fotografia de Irene Nunes - Rota Vicentina

Demos as boas vindas este mês aos voluntários Tom Kleemann, Alemão, Katia Pradic, Francesa e Vicky Mohammed, do Bangladesh, que estarão connosco por 6 meses e integrarão o projecto do LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT/003), e nos ajudarão na gestão das propriedades.

Próximas actividades



Ver mais sobre o Voluntariado em Vermilhas aqui.
Ver mais sobre o Passeio a Vale Estreitinho aqui.
Ver mais sobre a Oficina de Cozinha e Paisagem (14/10) aqui
Ver mais sobre o Colóquio "Era necessário trazer Fogo e Alimento" com oficina de cozinha e paisagem aqui

O que tem acontecido por cá

- No dia 14 de Setembro tivemos um dia de voluntariado na propriedade de Cerdeirinha, onde as tarefas incidiram sobre tudo na recolha de bolotas para a retoma da manutenção dos tabuleiros para gaios e de sementeiras directas;

- A 21 de Setembro, em Vouzela, decorreu uma Oficina de Cozinha e Paisagem com uma parte de cozinha ao vivo durante a manhã no mercado municipal da vila onde foram tratados o tema das três Marias: milho, abóbora e feijão, e uma oficina de cozinha da parte da tarde na Escola Profissional de Vouzela com os mesmos ingredientes.


- Durante o fim-de-semana de 28 e 29 de Setembro, em Cerdeirinha, dedicámos os dois dias à manutenção dos acessos da propriedades, recolha de bolotas e condução da regeneração natural com a adição de um pequeno passeio de biodiversidade num trecho do percurso da Rota das Laranjas de São Pedro do Sul.



Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

The association has 463 members at the moment.

The eletion process for Montis will open soon so for whoever wishes to present candidatures could start preparing them.

The management activities for the properties of Pampilhosa da Serra, started with a colloquium on September 7th that was included on a volunteering weekend. During the colloquium we dicussed different projects of landscape management and had a walk to the properties of Souto do Brejo to discuss the management tasks we will be performing on the area. On the next day (September 8th) we started the activities by prunning some pine trees on those properties.

A management protocol with the property of Vale Estreitinho as area with about 20 heactes in Arruda dos Vinhos was discussed and a management protocol for 10 years was signed for a set of properties in Levides (Vouzela) with around 6 hectares total. On October 13th we will have a walk to Vale Estreitinho property to discuss the management ideas for this area.

We have started, now with the arrival on Autumm, to find many acorns at the lands, that will help with the maintenance of the jay tables and direct seedings that we will do during the next months. The Spring and Summer vegetation have also started to be less with the ferns drying and the trees losing their leaves.

During September, throughout a bit more than half of the LIFE VOLUNTEER ESCAPES project, on September 10th we had in the Municipality of Vila Nova de Gaia the second seminary of the project "Volunteering for Nature Conservation" where several projects of internacional and nacional volunteering from different associations and/or companies were presented.

In September, we welcomed three new volunteers to the LIFE VOLUNTEER ESCAPES project (ESC/PT/003), Tom from Germany, Katia from France and Vicky from Bangladesh that will be with us for 6 months and help with the management of the properties.


NEXT ACTIVITIES:

- 12nd October: Volunteering day in Vermilhas, here

- 13rd October: Walk in Vale Estreitinho, here

- 14th October: Food and Landscape Workshop, here

- 2nd November: Food and Landscape Workshop

- 9th November: Volunteering day in Cerdeirinha

- 11th November: Colloquium "It was necessary to bring Fire and Food" with a Food and Landscape Workshop, here

- 30th November: Walk

Comentários