Aproximam-se mais actividades

Agosto 2019
Propriedade em Pampilhosa da Serra (Fotografia de Nuno Neves)

A Associação tem neste momento 451 sócios.
No dia 11 de Agosto foram assinadas as escrituras para a aquisição dos terrenos em Cabril, Pampilhosa da Serra, no seguimento do crowdfunding “Como coisa que nos é cedida”. Com as novas oportunidades vindas da desistência na compra dos terrenos em Vermilhas apalavrados para o crowdfunding, adquirimos cerca de mais 6 hectares que o previsto na Pampilhosa da Serra, em Souto do Brejo, num total de 11 hectares.

Começando a dinamização de actividades nos novos terrenos em Pampilhosa da Serra, estamos a organizar um colóquio em Cabril no próximo dia 7 de Setembro, intitulado de “Paisagem de todos, gerida por todos” com vista à discussão de projectos e iniciativas na gestão de territórios e paisagem.


Ainda durante o mês de Agosto, despedimo-nos da voluntária de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003) Laura Jurkevičiūtė que esteve connosco desde Janeiro.

E se durante Setembro tiverem dificuldade em resolver alguma coisa com o Jóni, não estranhem, está de licença de paternidade.

Próximas actividades


Ver mais sobre o Colóquio "Paisagem de todos gerida por todos" aqui.
Ver mais sobre o fim-de-semana na Pampilhosa da Serra aqui
Ver mais sobre o Seminário LIFE VOLUNTEER ESCAPES: "Voluntariado para a Conservação da Natureza" aqui
Ver mais sobre o voluntariado na Cerdeirinha aqui

O que tem acontecido por cá

- No dia 3 de Agosto, tivemos a primeira Oficina de Cozinha e Paisagem no âmbito da candidatura “Fogo e Alimento” do Fundo Ambiental, na Escola Profissional de Vouzela. A oficina fez-se com António Alexandre, incidiu na utilização de produtos que remetem para a gestão de território de modo a valorizar as escolhas que fazemos nas nossas refeições;

- A 3ª edição da Noite e Dia no Carvalhal, ocorreu no fim-de-semana de 10 e 11 de Agosto, no carvalhal de Vermilhas. O fim-de-semana com várias caminhadas pelas propriedades e pela envolvente para uma análise da evolução da vegetação ao longo do ano, focou-se na discussão da gestão da área no pós-fogo com o uso de podas para a condução da regeneração natural, potenciando o crescimento mais rápido das árvores. Ao fim do dia, no Sábado, com a colaboração de Binaural/Nodar, fizemos uma actividade de “Florestas Sonoras” fazendo uma análise e gravando os sons que nos rodeavam;


- A 17 de Agosto fizemos a 3ª edição do Passeio da Água no Rio Teixeira, desta vez incluído na recompensa “Passeio nos rios de montanha” do crowdfunding “Como coisa que nos é cedida”. Com o percurso circular dos anos passados, começando pela mini-hídrica em São João da Serra, avançámos com um grupo de 28 participantes, pelo leito do rio, falando sobre a importância das galerias ripícolas nos ecossistemas, encontrando algumas espécies de anfíbios e libelinhas que se encontravam nas rochas e vegetação, parámos a falar sobre as estruturas geológicas que se encontram pelo rio e como a força da água vai moldando as paisagens que se vêm.


- Dia 24 de Agosto, na Cerdeirinha, com os monitores Pedro Cardia (avifauna) e Miguel Peixoto (flora) fizemos um Bioblitz, focado na descoberta e identificação das espécies que se encontram na propriedade de Cerdeirinha, para aumentar o registo de biodiversidade da propriedade.

-Entre 26 de Agosto e 1 de Setembro decorreu o Campo de Trabalho Internacional, nas propriedades de Vieiro e Costa Bacelo. Tivemos a colaboração de quatro das nossas parcerias (EcoSalix, Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD, Invasoras.pt e Binaural/Nodar) nas diversas oficina que organizámos: técnicas de engenharia natural, identificação de morcegos, introspeção sonoras das florestas e natureza e controlo de espécies invasoras.


Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

The association has 451 members at the moment.

On the 11st August were signed the land deeds for the lands acquired in Cabril, Pampilhosa da Serra, from the crowdfunding "Something enthrusted to us". With new oportunities resulting from the abandonment of land purchase in Vermilhas worded for the crowdfunding, we adcquired 6 hectares more than the predicted in Pampilhosa da Serra, in Souto do Brejo, for a total of 11 hectares.

To start dinamizing the activities in the new lands in Pampilhosa da Serra, we are organising a colloquium in Cabril on the 7th September, entitled "Landscape of all, managed by all" to discuss projects and iniciatives for the management of lands and landscape.

During the month of August, we said goodbye to our longe-term volunteer of the project LIFE VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003) Laura Jurkevičiūtė that was with us since January.

And during September if you have difficulties to solve anything with Jóni, do not worry, he is on paternity leave.

NEXT ACTIVITIES:

- 7th September: Colloquium "Landscape of all, managed by all", information here.

- 7th and 8th September: Weekend in Pampilhosa da Serra, information here.

- 10th September: Seminary LIFE VOLUNTEER ESCAPES "Volunteer in Nature Conservation", information here.

- 14th September: Volunteering in Cerdeirinha here.

Comentários