Gestão para os terrenos da Pampilhosa e Vermilhas

Maio 2019

Dedaleira - Digitalis purpurea - no baldio de Carvalhais

A Associação tem neste momento 409 sócios.

Terminámos com sucesso no dia 21 de Maio a campanha “Como coisa que nos é cedida” com um total de 30.618€ em donativos e 407 doações. Agradecemos a todos os doadores, aos que divulgaram ou apoiaram de qualquer outra maneira. As escrituras para aquisição dos terrenos avançarão brevemente. Uma análise mais aprofundada da campanha pode ser lida aqui: "Como foi possível

Durante o mês de Maio tivemos muitas actividades maioritariamente relacionadas com a campanha. No dia 11 de Maio, juntamente com o LIFE Biodiscoveries, organizámos na Mata Nacional da Machada, no Barreiro, um seminário sobre restauro de ecossistemas. 33 participantes, 8 oradores e apresentação de 6 projectos que desenvolvem actividades de restauro dos ecossistemas, dois novos sócios e doações relevantes para a campanha parece-nos que é um excelente resultado. Durante a tarde fizemos uma visita ao longo da ribeira do Zebro na Mata da Machada, discutindo os resultados do controlo de invasoras (acácias e chorão) bem como a renaturalização do curso de água com alteração do perfil e outro tipo de intervenções. 


 No dia 10 e 11 de Maio fizemos o 1º Bioblitz organizado pela Montis, reunindo vários especialistas de fauna e flora para registar a biodiversidade da propriedade de Vieiro em São Pedro do Sul. O dia 10 começou ao fim da tarde à descoberta dos morcegos, com Paulo Barros do Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD, tendo sido identificadas 7 espécies diferentes de morcegos dentro da propriedade através de captura ou detetores fixos. O dia 11 foi dedicado à avifauna e flora. A manhã de avifauna, com Pedro Cardia, responsável regional do III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal, avistando diversas espécies de chapins e pica-paus. Durante a tarde, com Paulo Pereira da Lista Vermelha da Flora Vascular, e fundador da Montis, registaram-se espécies da flora, aproveitando-se para falar das possibilidades de algumas plantas relacionadas com a alimentação.



Próximas actividades



O que tem acontecido por cá

- Dia 2 de Maio, tivemos uma actividade com a turma da EcoEscolas da Escola Básica de Vouzela, que veio até ao Carvalhal de Vermilhas aprender sobre gestão de território e experimentar, com as mãos na terra, sobre a gestão do apoio à regeneração natural através da condução das guias mais fortes dos carvalhos.

- No fim-de-semana de 4 e 5 de Maio, no baldio de Carvalhais decorreu uma oficina de Engenharia Natural da Montis, coordenada pelo Aldo Freitas e a equipa técnica da Montis, incluindo a participação dos voluntários de longa duração da Montis, os voluntários do parceiro do projecto Life Volunteer Escapes da Plantar uma Árvore em Vila Pouca de Aguiar e participantes externos.

- No dia 4 de Maio decorreu uma tertúlia informal sobre a gestão da paisagem no Jardim Botânico do Porto, que contou com cerca de 30 participantes, e a exibição do 2º episódio da série “1001 Margaraças”, Do Fogo Controlado aos Carvalhais, do sócio Pedro Lérias. Houve também apresentações sobre o baldio de Alvadia por Avelino Rego, Recursos micológicos por Carlos Vila-Viçosa e Gestão do baldio de Carvalhais por Jóni Vieira. Depois da discussão de aspetos de gestão de território levantados, Daniela Santos do Jardim Botânico do Porto orientou-nos uma visita guiada.


- Na sexta-feira, dia 10 de Maio, no Restaurante Clara Jardim em Lisboa fez-se uma oficina de cozinha e paisagem, com o Chef António Alexandre, permitindo discutir as opções que fazemos à mesa e a sua ligação com a paisagem.

- No Domingo, 12 de Maio, tivemos voluntariado no Carvalhal de Vermilhas dedicado ao desenho. Coordenado pela Arminda Bernardino, estivemos nas propriedades da Montis a experimentar diversas técnicas de desenho da Natureza, utilizando sombras e perspectivas, desenhando desde a paisagem até aos pequenos insectos. 


- No dia 17 de Maio estivemos presentes com uma sopa feita pela Emma, voluntária sueca de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES, no 10º Festival das Sopas em Vouzela.

- No fim-de-semana de 18 e 19 de Maio, no baldio de Carvalhais houve voluntariado académico onde se deram continuidade aos trabalhos realizados na oficina de Engenharia Natural dos dias 4 e 5 de Maio e se fez alguma manutenção das faixas de contenção dos fogos controlados. O dia 19 foi dedicado à monitorização ecológica fazendo registo da biodiversidade encontrada na plataforma do INaturalist, no projecto da Montis.
Também no dia 18 de Maio, estivemos na Pampilhosa da Serra, local onde a Montis irá adquirir 3 propriedades novas, para conhecer a região e a biodiversidade que por ali se encontra.

- Nos dias 21 e 22 de Maio estivemos na 3ª Feira de Emprego da FCUP, divulgando a associação e as actividades, bem como o projecto de voluntariado LIFE VOLUNTEER ESCAPES.

Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

The association has 409 members at the moment.

We have finished with success on May 21st the campaign "Something Entrusted to us" with a total of 30.618€ with 407 donations. Thank you to all the donors, to the ones that shared and supported the campaign in other ways. The deed of the properties will proceed soon. For a more detailed analysis of the campaign see here: "Como foi possível".

During May we had several activities, mainly related to the crowdfunding campaign. On May 11st, in collaboration with LIFE Biodiscoveries, we organised in Mata Nacional da Machada in Barreiro, a seminary about ecosystems restoration. 33 participants, 8 speakers and 6 presentations of projects that develop activities for the restoration of the ecosystems, 2 new members and relevant donations to the campaign seemed, to us, an excellent result. During the afternoon with did a visit along the ribeira do Zebro in Mata da Machada, discussing the results of the control of invasive alien species (acacias and Carpobrotus) as well as the re naturalization of the water course with the alteration of the profile of the ribeira and other types of interventions.

The 1st Bioblitz organised by Montis took place on the 10th and 11st May in Vieiro property, São Pedro do Sul. The first day, 10th, started at the end of the afternoon finding bats, with Paulo Barros from the Applied Ecology Laboratory of UTAD. 7 species of bats were identified inside the properties using nets to capture and stable detectors. The next day, 11st, was dedicated to the birdlife and flora. The birdlife during the morning with Pedro Cardia, regional responsible for the III Breeding Bird Atlas of Portugal, seeing several species of tits and woodpeckers. During the afternoon, with Paulo Pereira from the Red List of Vascular Flora from mainland Portugal and founder of Montis, different plant species were registered taking advantage to talk about the possibility of some of the plants being considered edible.


NEXT ACTIVITIES:


- 22nd June: Day in an Oakland (Carvalhal de Vermilhas) - information: montisacn@gmail.com

- 22nd and 23rd June: Festival Ocupai - Iberian Festival for Action and Art (Montis will be present with a stand)

- 29th June: Walk in Park Vouga-Caramulo - information: montisacn@gmail.com

Comentários